O prefeito Luciano Almeida recebeu gestores de usina, representantes dos Bombeiros e Defesa Civil para elaborar um planejamento de combate a incêndios. A reunião aconteceu na tarde ontem, 19/06, com o objetivo de ouvir as dificuldades e também a estrutura de cada órgão ou empresa para unir forças e alinhar uma estratégia para evitar incêndios no período de estiagem.

Além do prefeito, estiveram presentes na reunião a secretária de Governo, Tassia Espego (Segov); a secretária de Agricultura e Abastecimento (Sema), Nancy Thame; o secretário executivo da Defesa Civil, Odai
r Mello; e representantes do Corpo de Bombeiros, das usinas Raízen e São Martinho, e da Coplacana
 (Cooperativa dos Plantadores de Cana do Estado de São Paulo).

O prefeito destacou a preocupação com o período de estiagem na região, que este ano, com a baixa umidade provocada pela escassez de chuvas e a previsão de um período mais extenso de estiagem, aumenta o risco de incidência de incêndios que podem atingir rapidamente grandes áreas.

“É por isso que eu quis reunir todos aqui hoje, para conhecer a estrutura de cada empresa, as dificuldades das instituições no combate a incêndios, para somarmos esforços nesse monitoramento da região e, se possível, compartilharmos estratégias para isso”, disse Luciano.

Durante a reunião, o capitão Fabio Henrique Giovani, do Corpo de Bombeiros, compartilhou alguns dados do município, e destacou que 95% dos incêndios são criminosos, ou seja, provocados propositalmente. As causas mais comuns são para limpeza de terrenos ou pastagens, queima de lixo, para espantar animais peçonhentos e oferendas religiosas.

Ao final da reunião, o Executivo se comprometeu a reforçar as campanhas de conscientização nos bairros, incluindo o tema nas reuniões do Programa de Zeladoria Comunitária, e reforçar a fiscalização de terrenos e na área rural feita pelo Pelotão Ambiental e pela Secretaria de Meio Ambiente e Infraestrutura (Simap).

Também foi destacada a presença da Defesa Civil nas reuniões do PAM (Plano de Auxílio Mútuo) organizadas pelo Corpo de Bombeiros e que incluem o planejamento de ações contra incêndios, e foi feito um convite para a participação das empresas no compartilhamento de ações e estratégias de comunicação entre poder público e setor privado para o rápido controle do fogo em caso de incêndios.

Deixe seu Comentário