Piracicaba
19/06/2024 15H04
Legenda: O médico João Flávio Gomes Faria, especialista em clínica médica e reumatologia da Santa Casa de Piracicaba
Com a chegada do inverno, aumenta a preocupação com doenças típicas das estações mais frias, como gripe, covid-19, infecções virais e bacterianas. Para minimizar os riscos de adoecimento durante o inverno, o médico João Flávio Gomes Faria, especialista em clínica médica e reumatologia da Santa Casa de Piracicaba, destaca a importância de atenção redobrada, especialmente para idosos, crianças e pessoas imunossuprimidas.
“Durante o inverno, a saúde pode ser desafiada por diversos fatores, como a baixa temperatura e o ar seco. Manter-se saudável nesta estação exige atenção a alguns cuidados específicos que ajudam a prevenir doenças e promover o bem-estar”, ressalta.
Entre as principais medidas de prevenção, segundo Faria está a imunização. “Manter a vacinação em dia é essencial para prevenir doenças como a gripe, covid-19, meningite, pneumonia entre outras; pois as vacinas são ferramentas importantes na proteção contra infecções virais e bacterianas”, destaca.
Para manter o organismo mais forte, o médico ressalta a importância de uma alimentação saudável. “A alimentação deve ser balanceada, rica em nutrientes. Sopas e caldos são opções que, além de aquecer, fornecem vitaminas e minerais importantes. Frutas, legumes e verduras não podem ser esquecidos, pois são fontes naturais de vitaminas que fortalecem o sistema imunológico”.
Outro fator preponderante e muitas vezes deixado de lado nos dias mais frios é a hidratação. “Mesmo com a sensação de menor necessidade, beber água é necessário. O ar seco e a menor transpiração não eliminam a necessidade de manter o corpo hidratado. A ingestão regular de líquidos ajuda a manter o funcionamento adequado do organismo e a evitar problemas como a desidratação”, alerta.
Também é essencial, manter-se ativo, de acordo com o médico. Mesmo com o frio, o corpo precisa de exercícios regulares. “Atividades físicas ajudam a manter o sistema circulatório eficiente e reforçam a imunidade. Para quem prefere ficar em casa, exercícios simples como alongamentos e circuitos podem ser realizados no próprio lar”, enfatiza.
De acordo com Faria, ambientes ventilados é uma prática saudável, apesar do frio. “A circulação de ar reduz a concentração de vírus e bactérias, prevenindo infecções respiratórias. Outra medida preventiva importante é evitar aglomerações”.
E, independente da estação, o médico ressalta que a higiene deve ser mantida de forma rigorosa. “Lavar as mãos frequentemente e utilizar álcool em gel são hábitos que ajudam a evitar a propagação de doenças; assim como a troca frequente de roupas de cama e toalhas, de forma a contribuir para um ambiente mais saudável”, diz.
Uma boa noite de sono também é aliado da saúde, de acordo com Faria, uma vez que dormir bem fortalece o sistema imunológico e melhora o humor. "Manter uma rotina de sono, com horários regulares para dormir e acordar, favorece a recuperação do corpo e a preparação para as atividades diárias”, esclarece o médico.