O presidente do Simespi (Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas, de Material Elétrico, Eletrônico, Siderúrgicas e Fundições de Piracicaba, Saltinho e Rio das Pedras), Erick Gomes, ficará afastado do cargo a partir de 1º. de junho. O motivo da licença é a intenção do empresário de concorrer ao cargo de vice-prefeito nas eleições de outubro, caso o partido Republicanos, ao qual é filiado, aprove sua indicação em convenção partidária que precisa ser realizada entre 20 de julho e 5 de agosto, conforme estabelece a legislação eleitoral. Quem assume o comendo do sindicato patronal é o primeiro vice-presidente Paulo Estevam Camargo.
Em carta apresentada à diretoria do Simespi, Gomes justifica que sua decisão foi tomada “após cuidadosa reflexão e diálogo com diversos setores da sociedade”. O afastamento da função para concorrer a cargo público eletivo obedece ao que determina o estatuto social da entidade. “Afasto-me da função de presidente do Simespi a partir de 1º. de junho de 2024 até que se apure o resultado das eleições. Caso não seja eleito, retornarei ao cargo”, diz trecho da carta. Erick Gomes, que cumpre mandato como presidente do Simespi para o triênio 2023/2025, é pré-candidato a vice-prefeito na chapa do deputado estadual Alex Madureira, pré-candidato a prefeito pelo PL.
“Quero expressar minha profunda gratidão pelo apoio e pela confiança que sempre recebi de cada um dos membros da diretoria. Saibam que este afastamento não significa um desligamento de nossos propósitos. Continuarei engajado na defesa dos interesses das empresas e na busca por melhorias para nosso setor, ainda que seja eleito para atuar em outra esfera política”, completa a carta de pedido de afastamento.
Novo presidente
Paulo Estevam Camargo, que assume a presidência do Simespi a partir de 1º. de junho, é diretor da empresa Molas Piracicaba, fundada há 33 anos. É formado em economia pela Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) e em engenharia mecânica pela Unimep (Universidade Metodista de Piracicaba). Atua na direção do Simespi desde 2008, quando assumiu cargo de diretor-adjunto. Foi também diretor financeiro adjunto, diretor financeiro e três vezes vice-presidente da entidade patronal.
Crédito das fotos: André Covolam