Texto: Andressa Mota/CCS
Fotos: Isabela Borghese/CCS
A Prefeitura de Piracicaba, por meio das secretarias municipais da Ação Cultural e de Obras, vai reformar a Estação da Paulista, um dos principais símbolos históricos e um dos mais importantes cartões-postais do município. Neste ano, em 29/07, a Estação da Paulista completa 100 anos.
O aviso de licitação para reforma do prédio principal da Estação da Paulista foi publicado hoje, terça-feira, 05/07, no Diário Oficial. O edital da concorrência 20/2022 está disponível no site da Prefeitura.
“A Estação da Paulista é um prédio importante, que faz parte da história de Piracicaba e que merece todo o cuidado. Então realizar essa reforma nesse ano em que o imóvel completa 100 anos será um presente para nós, piracicabanos”, afirma o secretário da Ação Cultural, Adolpho Queiroz.
De acordo com o edital, o investimento previsto é de R$ 377.804,04 e o critério de seleção da empresa vencedora será a que oferecer menor preço global. Os envelopes com as propostas serão abertos em 05/08, às 14h, no Centro Cívico.
O prazo para execução da obra será de 180 dias, contados após a emissão da Ordem de Serviço, podendo ser prorrogado ocorrendo qualquer das situações elencadas no parágrafo 1º, do artigo 57º, da Lei Federal nº 8.666/93.
A reforma do prédio principal da Estação da Paulista contempla pintura interna e externa, reforma do piso interno, pintura das esquadrias de madeira e metálicas, troca do forro, reforma da cobertura, contemplando desentupimento dos condutores de água pluvial e troca de 40% das ripas e 12% das telhas. Além disso, também será feita a troca da tela de proteção do barracão para evitar a entrada e permanência de aves.
O projeto foi autorizado pelo Codepac (Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural de Piracicaba) e Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado) e todos os itens da reforma serão acompanhados pelo Departamento de Patrimônio Histórico do Ipplap (Instituto de Pesquisas e Planejamento de Piracicaba).
O diretor da Estação da Paulista, José Antonio Pereira Franco, conta que há muitos anos não é realizada manutenção profunda no local e, com isso, principalmente o telhado do imóvel ficou comprometido. “Faz muito tempo que a Estação da Paulista não recebe a devida atenção e isso gerou a necessidade da reforma que vamos realizar”, explica Franco. “É um dos nossos principais cartões-postais e vamos valorizá-lo ainda mais”, complementa.
A ESTAÇÃO – A Estação da Paulista é um patrimônio histórico do município mantido pela Prefeitura e que abriga cursos de arte, bem como espaços destinados a manifestações culturais de vários segmentos, com função didática, cultural e histórica. O local também abriga o polo do Projeto Guri, programa de educação musical e inclusão sociocultural da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, e a Estação Idoso.
A Estação teve papel fundamental no desenvolvimento de Piracicaba, tanto para o transporte de passageiros quanto para a economia, já que era um dos principais canais de escoamento do açúcar produzido no Engenho Central para a capital e exterior.
COMEMORAÇÕES – A Prefeitura preparou uma programação especial para comemorar os 100 anos da Estação da Paulista durante o mês de julho e criou um logotipo comemorativo à data. As comemorações iniciaram na sexta-feira, 1º de julho, e contempla atividades e eventos culturais, todos gratuitos, desde peças teatrais, exposição de fotos, orquestra, bandas (Guarda Civil, Sinfônica, Mississipi e União Operária), apresentações de dança, exibição de vídeos IHGP/ Museu Paulista/Misp), lançamento de livros, oficinas, moção de aplausos, homenagens e gastronomia, com a presença de food trucks no espaço, entre outras atividades artísticas e culturais.