Piracicaba continua com bons índices de segurança no trânsito nas vias municipais, administradas pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana, Trânsito e Transportes (Semuttran). De acordo com o Infosiga, plataforma do Governo do Estado voltada para segurança no trânsito, até maio deste ano, comparado com o mesmo período do ano passado, Piracicaba registrou queda de 18,6% no número de acidentes com vítimas, registrando o menor número desde 2019 – quando o Infosiga iniciou a disponibilização desses dados.

No acumulado de janeiro a maio deste ano, Piracicaba registrou 554 acidentes com vítimas. Já no mesmo período de 2021 foram 681 nos cinco primeiros meses. Uma redução de 126 acidentes de um ano para outro. Em relação aos óbitos, as vias municipais também apresentam queda. Em abril e maio de 2021, foram registrados três e dois óbitos, respectivamente. Já em 2022, em abril foi registrado um óbito e em maio, nenhum.

Para garantir a segurança nas vias municipais, a Semuttran trabalha diariamente em três frentes: engenharia de trânsito, educação no trânsito e fiscalização nas vias. Durante o mês de maio, essas ações foram intensificadas devido ao movimento Maio Amarelo, que tem por objetivo conscientizar a população sobre segurança e redução de acidentes no trânsito.

"Nosso trabalho até aqui tem surtido efeito muito importante. Mas nosso objetivo é continuar a reduzir acidentes e óbitos nas vias municipais ano após ano, seguindo as premissas da meta proposta pela ONU (Organização das Nações Unidas) que correspondente à década de 2020 a 2030, de reduzir em 50% os acidentes em vias municipais", afirma a titular da Semuttran, Jane Franco de Oliveira.

Uma das ações intensificadas foi o projeto Vias Seguras, visando a mudança de hábito e a promoção de mais segurança no trânsito. O projeto é realizado com agentes de operação de Trânsito e Transportes da Semuttran e da Guarda Civil Municipal (GCM) e consiste na presença e orientação dos motoristas e motocicletas, principalmente nos horários de pico, em pontos que apresentam índice de acidentes e que já estão sinalizados. O objetivo é inibir irregularidades, como celular e direção, avanço do sinal vermelho e conversão proibida.

Durante o Maio Amarelo a Semuttran também lançou a campanha Lonjura que Salva Vidas, que foca no distanciamento de 1,5 metro durante a ultrapassagem de ciclistas, constituída pela divulgação de artes visuais pela cidade e redes sociais, visando a conscientização, além de passeios ciclísticos. A partir de julho serão realizadas novas ações. A Semuttran também trabalha no projeto CicloVidas, que já implantou 20Km de novas ciclofaixas. “Essa modalidade de transporte vem crescendo na cidade e o principal meio de evitar acidentes é a conscientização”, enfatiza Jane.

O projeto + Segurança no Trânsito é outra frente da Semuttran voltada para garantir mais segurança para motociclistas, menos conflitos entre veículos e motos na saída do semáforo e redução de acidentes com a instalação das áreas de espera para motocicletas em semáforo, conhecidas como motobox. Dois cruzamentos movimentados do município já contam com essa novidade.

Já focando no futuro do trânsito piracicabano, com a flexibilização da pandemia, a Semuttran retomou as atividades presenciais do CIET (Centro Infantil de Educação no Trânsito), que faz parte da estrutura de educação da Secretaria e recebe alunos das escolas da cidade todos os dias, de segunda a sexta-feira. Apenas em maio, aproximadamente 700 pessoas entre alunos e professores participaram das ações do CIET.

Em articulação da Semuttran com o Estado, Piracicaba vai receber projetos de melhorias viárias no valor de R$ 5,5 milhões, do Programa Respeito à Vida. O Estado já aprovou o repasse por meio de serviços em publicação no Diário Oficial do Estado (DOE) em 09/06.

ANO PASSADO – Em 2021 o município teve o menor registro de óbitos em vias municipais desde 2015, quando o Infosiga iniciou o registro. No primeiro balanço anual do sistema, as vias municipais de Piracicaba, administradas pela Prefeitura, por meio da Semuttran (Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana, Trânsito e Transportes), registraram 44 óbitos. No ano passado, foram 15, redução de 66%.

Texto: Andressa Mota/CCS
Foto Crédito: Justino Lucente/CCS

Deixe seu Comentário