Tocando Agora: ...

Prefeitura lança campanha municipal de combate à dengue na próxima terça-feira, 18/03

Publicada em: 17/03/2025 05:02 - Saúde

A Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria de Saúde, lança amanhã terça-feira, 18/03, às 8h30, a Campanha Municipal de Combate à Dengue Agora é Hora de Prevenir encabeçada pela Gerência de Vigilância em Saúde. A ação é aberta a população e será realizada no Teatro Erotídes de Campos, no Engenho Central.


Conforme explica o secretário de Saúde, Dr. Sérgio Pacheco, a iniciativa tem como objetivo principal “conscientizar a população sobre a gravidade da dengue e a importância da participação ativa de cada cidadão no combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença”.


O evento reunirá representantes dos setores público e privado, especialistas em saúde, autoridades locais e membros da sociedade civil, criando um espaço de diálogo e mobilização social. “Durante a programação, serão apresentadas estratégias de prevenção, ações educativas e iniciativas que visam engajar a comunidade na eliminação de criadouros do mosquito”, completou Carina Baron, gerente de Vigilância em Saúde de Piracicaba.


          De acordo com o prefeito Helinho Zanatta, a campanha foi criada para reforçar a necessidade de atitudes diárias. “Precisamos, todos juntos, eliminar água parada em recipientes, fazer a limpeza adequada de quintais e calhas, bem como usar medidas preventivas recomendadas pelos órgãos de saúde. Por isso, convidamos toda a população a participar e se engajar nessa causa essencial para a proteção da saúde coletiva. Juntos, podemos combater a dengue e garantir um ambiente mais seguro para todos”, concluiu.


AÇÕES – Para este sábado, 15/03, as equipes do Plano Municipal de Combate ao Aedes (PMCA), vinculado ao Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), realizam Arrastão e Mutirão da dengue nas regiões do Jardim Oriente e Monte Líbano, respectivamente. A primeira atividade será das 8h às 14h e, a segunda, das 7h às 12h. No último sábado, 09/03, foram retirados cinco toneladas de inservíveis em ação do arrastão da dengue que passou pela região do Campestre.


DADOS – De acordo com a Vigilância Epidemiológica (VE): De 01/01 a 14/03/25 – em dados provisórios – foram 4.652 notificações para a dengue com 617 casos positivos e um óbito. Em dados consolidados, no mesmo período de 2024, foram 12.594 notificações, 4.304 casos confirmados e quatro óbitos. Em 2023, foram 1.934 notificações, 198 confirmações e zero óbito.


VACINAÇÃO – A aplicação da vacina contra a dengue em crianças e adolescentes na faixa etária entre 10 e 14 anos segue em Piracicaba. Para receber o imunizante é necessário apresentar documento de identificação com foto, Cartão Pira Cidadão ou Cartão Nacional do SUS. A imunização acontece em todas as Unidades Básicas de Saúde da cidade e Unidades de Saúde da Família (USFs), de segunda a sexta-feira, das 8h às 15h (exceto UBS Paulista, antigo Crab). A imunização é composta por duas doses, ou seja, uma agora e outra com um intervalo de três meses.

Compartilhe:
COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!
Carregando...