Tocando Agora: ...

Artigo - Barjas Negri - Do campo do MAF ao bairro MAF-Esplanada

Publicada em: 20/02/2026 07:44 -

Do campo do MAF ao bairro MAF-Esplanada

 

Barjas Negri

 

O MAF F.C. foi fundado em 19 de abril de 1950, em um terreno cedido pela família Furlan, no bairro Pauliceia. O nome do clube é formado pelas iniciais de Manoel Ambrósio Filho, empresário paulistano e proprietário da indústria de máquinas de costura Leonam, que, junto com outros empresários, apoiou a criação do clube.

O MAF teve participação importante nos campeonatos amadores de Piracicaba e, ao se profissionalizar, disputou a 2ª divisão do Campeonato Paulista de 1976 e a 4ª divisão do Campeonato Paulista. No entanto, devido ao desempenho insatisfatório nesses torneios, o clube encerrou suas atividades profissionais em 1978.

No início dos anos 1970, a Prefeitura de Piracicaba, em parceria com a COHAB Bandeirantes, implantou o Núcleo Habitacional Jardim Esplanada, no bairro Pauliceia, exatamente na área onde ficava o campo do MAF, que foi desapropriado. Como compensação, o clube recebeu um novo terreno nas proximidades, entre a rua da Glória e a rua Benjamin Constant, onde um novo campo foi construído e utilizado por vários anos, até ser abandonado posteriormente, devido à falta de atividades esportivas.

Na mesma época, com a expansão da lavoura canavieira, Piracicaba recebeu um grande contingente de trabalhadores de outros estados, muitos dos quais se estabeleceram em áreas periféricas, construindo casas precárias e formando diversas favelas. O antigo campo do MAF acabou sendo invadido na segunda metade dos anos 1990, dando origem a um núcleo inicial de barracos que cresceu até 264 construções, formando a favela do MAF-Esplanada. Com isso, o campo desapareceu e surgiu um bairro irregular que levaria anos para ser urbanizado e regularizado.

Durante nossa gestão como prefeito, a favela do MAF-Esplanada foi transformada no bairro MAF-Esplanada, com a conclusão de toda a infraestrutura urbana, incluindo rede de abastecimento de água, coleta de esgoto, rede de energia elétrica, iluminação pública e pavimentação asfáltica. Além disso, foi iniciado o processo de regularização fundiária, beneficiando 264 famílias, com levantamento documental realizado entre 2019 e 2020 e, concluído recentemente.

São ações como essas que contribuem para a melhoria das condições de vida da população de baixa renda, promovendo a redução das desigualdades sociais. Os moradores da antiga favela do MAF-Esplanada aguardaram muitos anos até que essas ações fossem finalmente concretizadas, transformando a realidade do bairro e de suas famílias, agora conhecido como bairro MAF-Esplanada.

 

Barjas Negri foi ministro da Saúde e prefeito de Piracicaba por três gestões

Compartilhe:
COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!
Carregando...