Tocando Agora: ...

Palestra destaca impacto social da destinação do imposto de renda

Publicada em: 10/02/2026 14:43 -

Foi realizada nesta terça-feira, 10 de fevereiro, a palestra “Transforme seu Imposto de Renda em Solidariedade”, no Auditório da Receita Federal em Piracicaba. O evento foi promovido em parceria pelo Fundo Social de Solidariedade, Receita Federal do Brasil e o Sincop – Sindicato dos Contabilistas de Piracicaba e Região, com o objetivo de conscientizar contribuintes e profissionais da contabilidade sobre a destinação do imposto de renda aos fundos municipais.


O encontro contou com a presença do prefeito de Piracicaba, Hélio Zanatta, reforçando o apoio do Poder Público à campanha de incentivo à destinação solidária do imposto de renda. Durante a abertura, a primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Valkíria Callovi, destacou a importância da iniciativa. “Destine seu imposto para os Fundos Municipais da Criança e do Adolescente e da Pessoa Idosa. Esse recurso vai diretamente para as entidades, ajuda pessoas necessitadas e ainda movimenta a economia local”, afirmou Valkiria.


A programação incluiu apresentação musical da Associação Jovens Músicos, entidade que é uma das beneficiadas com recursos do Fumdeca, além de palestra do delegado adjunto da Receita Federal do Brasil em Piracicaba, Marcos Vinícius Beltrame, que abordou aspectos técnicos e legais da destinação do imposto de renda diretamente na declaração. Na sequência, o delegado da Receita Federal do Brasil em Piracicaba, Antonio José Furlan, ressaltou o impacto social da iniciativa. “As entidades que captam recursos por meio do imposto de renda transformam vidas. Um exemplo claro disso foi a apresentação realizada hoje pela Associação Jovens Músicos”, destacou Furlan.


Durante o evento, também foram apresentados dados que evidenciam o potencial da destinação solidária em Piracicaba. No exercício de 2025, o município possui um potencial estimado de R$ 40,7 milhões para destinação do imposto de renda de pessoa física. No entanto, o valor efetivamente destinado até o momento é de aproximadamente R$ 1,35 milhão, com apenas 909 doadores, o que representa 1,86% do total de contribuintes aptos, demonstrando a necessidade de ampliar a
conscientização.


Segundo os organizadores, novos eventos já estão sendo programados ao longo do ano para fortalecer a campanha de arrecadação destinada ao Fumdeca – Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente e ao Fundo Municipal de Apoio à Pessoa Idosa, ampliando o alcance da iniciativa e o impacto social no município. O Presidente do Sincop, Fabiano Ravelli explica que a iniciativa pretende lembrar a todos de optarem pela destinação no momento da sua Declaração do Imposto de Renda. “Cada contribuinte deve informar ao profissional contábil que pretende ser um doador, da mesma forma que pedimos aos contadores e contabilistas que orientem seus clientes sobre essa possibilidade”, reforça Ravelli.

Compartilhe:
COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!
Carregando...