Tocando Agora: ...

Coluna: Entre Linhas com Ivana Negri

Publicada em: 25/12/2025 11:15 -

A mais bela história de todos os tempos

Ivana Maria França de Negri

 

Um menino nasceu em meio a palhas e animais numa tosca estrebaria. Filho de um carpinteiro e de uma tímida moça, escolhida especialmente para esta missão. Ainda muito jovem saiu a pregar o amor, contando lindas e comoventes histórias em forma de parábolas. Era tão doce ouvi-lo, seguir seus passos, sentir sua forte energia e acreditar  nos milagres que operava.

Alguns se enterneceram, creram em suas palavras e se curaram das chagas, das  doenças e até voltaram à vida pelo poder da fé. Outros duvidaram de sua divindade e, temendo que viesse atrapalhar suas ambições desmedidas, quiseram acabar com ele, apagar sua luz, e condenaram o inocente à morte. Torturaram-no, cingiram-lhe a fronte com uma coroa de espinhos e o pregaram numa cruz. Mas esse martírio, ao invés de apagá-lo da memória do povo, só fez aumentar a fé e a crença das pessoas em tudo o que pregou.

Isso já faz mais de dois mil anos, mas essa história não se perde na espiral do tempo, ao contrario, cada vez mais se fortalece e dissemina-se pelo mundo inteiro. O seu exemplo deixado como herança, ajuda cada um que sofre, a suportar a própria cruz.

Esse ser de luz plantou o amor, a humildade, o perdão, e espalhou a esperança de que poderíamos construir um mundo de paz, sem guerras fratricidas, já que somos todos irmãos.

Dizia que as pessoas deviam seguir o exemplo das aves do céu, que não plantam, não colhem e nem armazenam, mas sabem que seu alimento virá. Pregava que se deve perdoar não uma única vez e sim setenta vezes sete, e que se deve oferecer a outra face, receber o filho pródigo com alegria e amar sempre, mesmo os inimigos.

E ano após ano, festejamos seu nascimento por ocasião das festas natalinas e choramos sua morte na semana santa. E a sua história se torna cada dia mais viva e mais eloquente. Tantas outras histórias, tantos mártires, profetas, exemplos a serem seguidos nos milênios que se sucederam, mas a saga de Jesus encanta e enternece os corações, fortalece nas dores, nos piores momentos de nossas vidas e segue sendo contada para as novas gerações. Suas sábias palavras ecoam através dos séculos.

E sua eterna luz continua a irradiar-se pelo mundo, os raios cada vez mais brilhantes e intensos, penetrando nos corações e iluminando as almas.

Nesta época do ano, como por encanto, afloram sentimentos esquecidos. As pessoas ficam mais solidárias e se emocionam com mais facilidade. Pelo menos uma vez ao ano, através da magia do Natal, revive-se a mais bela história de todos os tempos. Feliz Natal!

 

Ivana Maria França de Negri é escritora

Compartilhe:
COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!
Carregando...