Tocando Agora: ...

Artigo - Barjas Negri - Central de Fisioterapia “Dr. João José Corrêa”

Publicada em: 02/12/2025 08:08 -

Central de Fisioterapia “Dr. João José Corrêa”

 

 

Barjas Negri

 

Os serviços públicos de fisioterapia em Piracicaba tiveram início em 1988, em uma sala do Centro de Especialidades Médicas, localizado atrás do Mercado Municipal. À época, essa iniciativa foi bastante relevante e, desde então, os atendimentos passaram a funcionar em prédios adaptados, como no bairro Nova Piracicaba, onde permaneceram por vários anos. Contava-se com uma equipe modesta, mas composta por bons profissionais, que ofereciam atendimento de qualidade à população.

Durante o nosso segundo mandato como prefeito, recebemos e acatamos a sugestão de ampliar esses serviços e providenciar uma nova e funcional sede para o SUS, considerando que a demanda crescia a cada ano. Para isso, montamos uma equipe técnica encarregada de estudar a questão, receber sugestões e visitar unidades de fisioterapia em cidades da região de Campinas, com o objetivo de coletar ideias e criar um projeto moderno e adequado às necessidades dos pacientes.

A área escolhida para abrigar o novo prédio foi na Vila Monteiro, na Avenida Piracicamirim, próxima ao Terminal de Ônibus do Piracicamirim e também da então nova sede da Central de Ortopedia e Traumatologia (COT), garantindo maior comodidade aos usuários, que já eram numerosos. Concluído o projeto executivo de um edifício de 1.500 m², foram alocados recursos próprios no orçamento da Secretaria de Saúde e aberta a licitação. As obras foram realizadas entre 2011 e 2012.

A Central de Fisioterapia foi construída com estacionamento próprio e toda a infraestrutura necessária para profissionais e usuários. Conta com salas de cinesioterapia, fisioterapia em grupo, hidroterapia, salas de avaliação, vestiários para pacientes e funcionários, além de uma moderna piscina aquecida para fisioterapia aquática.

Sendo uma unidade nova, foi equipada com modernos aparelhos de eletrotermo-fototerapia, esteiras, bicicletas ergométricas, barras paralelas, tablados, equipamentos de mecanoterapia, bolas terapêuticas, entre outros recursos. Para ampliar o atendimento, aumentou-se também a equipe de profissionais, e foram firmados convênios com a Unimep e a Anhanguera, cujos cursos de fisioterapia passaram a oferecer estágios supervisionados na Central. Essa parceria permitiu ampliar o número de atendimentos e flexibilizar os horários oferecidos aos usuários.

A Central de Fisioterapia ganhou ainda mais relevância diante do crescimento de pessoas com problemas ortopédicos, traumáticos, posturais e ocupacionais. Destaca-se a piscina coberta e aquecida, considerada uma das mais modernas do Estado de São Paulo na época e o único serviço público do SUS com esse recurso em toda a nossa região.

Outro ponto importante foi a instalação, junto à Central de Fisioterapia, do Programa de Assistência Domiciliar (PAD), que conta com equipe multiprofissional. Assim, a Central de Ortopedia e o PAD passaram a dispor de uma equipe ampliada, composta por fisioterapeutas, médicos, enfermeiros, nutricionistas, assistentes sociais, técnicos de enfermagem, motoristas e auxiliares.

Com essas duas novas unidades – a Central de Fisioterapia e o PAD – o SUS de Piracicaba deu um verdadeiro salto de qualidade no atendimento aos pacientes, oferecendo serviços mais amplos e de melhor qualidade, conforme previsto na Lei nº 7.258, de 22 de dezembro de 2011. A Central de Fisioterapia recebeu o nome do importante médico Dr. João José Corrêa. Sua inauguração ocorreu em 10 de agosto de 2012 e, desde então, já são 13 anos de funcionamento, atendendo milhares de pacientes todos os anos com dedicação e excelência.

 

Barjas Negri foi ministro da Saúde e prefeito de Piracicaba por três gestões

Compartilhe:
COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!
Carregando...