Tocando Agora: ...

Artigo - Barjas Negri - CESM - Centro Especializado em Saúde da Mulher completa 30 anos

Publicada em: 17/11/2025 10:12 -

CESM - Centro Especializado em Saúde da Mulher completa 30 anos

 

Barjas Negri

 

 

Na gestão do saudoso prefeito Antonio Carlos de Mendes Thame (1993–1996), tive a oportunidade de exercer o cargo de secretário municipal de Planejamento (1993–1994), ao lado da secretária municipal de Saúde, Márcia Pacheco, tinha sido eleita vereadora em Piracicaba. Um dos compromissos assumidos naquela época era implantar uma unidade de saúde especializada no atendimento à mulher — uma tarefa nada fácil, diante das restrições financeiras e do fato de o Sistema Único de Saúde (SUS) ainda ser recente, representando uma grande novidade para os municípios.

Seria necessário construir ou alugar um prédio e contratar profissionais especializados para dar início ao serviço. Naquele período, o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Desenhistas, Ângelo Stella, procurou a Prefeitura para relatar as dificuldades enfrentadas pela entidade em manter sua sede, localizada na Rua Santa Cruz, nº 2.043, que acumulava débitos de IPTU (Imposto Predial Territorial Urbano) e tinha dificuldades financeiras para custear sua manutenção. Durante a conversa, ele propôs que a Prefeitura adquirisse o imóvel e o utilizasse para instalar algum setor da administração municipal, já que o prédio ficava em uma região estratégica, próxima à Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento (Sema) e à Secretaria Municipal de Transportes Internos (Semutri), ambas situadas na avenida Dr. Paulo de Moraes.

A partir dessa proposta, surgiu a ideia de realizar uma permuta com o sindicato: a Prefeitura ficaria com o prédio, concederia um terreno ao sindicato e quitava a dívida referente ao IPTU. Essa negociação foi formalizada por meio do Projeto de Lei de Permuta de Área, aprovado pela Lei nº 3.723, de 9 de fevereiro de 1994. Com a permuta concretizada, a Prefeitura iniciou a reforma do prédio, adquiriu equipamentos e aparelhos modernos e contratou profissionais de saúde. Pouco tempo depois, a cidade de Piracicaba e suas mulheres conquistaram um importante marco: o Centro Especializado em Saúde da Mulher (CESM).

O CESM passou a oferecer serviços essenciais, como planejamento familiar, atendimento multiprofissional à saúde da mulher, ações de prevenção e combate à violência de gênero, acompanhamento de adolescentes até 19 anos e atendimento oncológico feminino, especialmente nos casos de câncer de colo do útero e de mama. Além disso, o centro presta suporte técnico e assistencial às diversas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município. O Programa de Saúde da Mulher desenvolvido pelo CESM segue as diretrizes da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da Mulher (PAISM), garantindo um atendimento humanizado, de qualidade e voltado à valorização da vida.

Em 2008, quando exerci o cargo de prefeito municipal, o CESM passou por uma importante reforma, idealizada a partir de sugestões de seus próprios profissionais de saúde. Durante o período das obras, a equipe enfrentou com dedicação e paciência o desconforto de trabalhar temporariamente em outros órgãos da Secretaria Municipal de Saúde, até que o prédio estivesse totalmente revitalizado e mais adequado às necessidades do serviço.

Ao completar 30 anos de atividades, o Centro Especializado em Saúde da Mulher encontra-se bem estruturado, com uma equipe altamente qualificada e articulada com o Centro de Atenção à Saúde do Adolescente de Piracicaba (CASAP). A unidade tem capacidade para realizar cerca de 1.200 atendimentos mensais, todos com foco na qualidade e na atenção integral à mulher piracicabana.

A todos os profissionais que contribuíram e continuam contribuindo para essa trajetória de sucesso, deixo meus sinceros cumprimentos e agradecimento. Destaco, em especial, o trabalho exemplar do médico e ex-vereador de Piracicaba, Dr. Ronaldo Moschini, que por muitos anos coordenou o CESM com competência e dedicação, garantindo a excelência no atendimento e o compromisso com a saúde e o bem-estar das mulheres de nossa cidade.

 

 

Barjas Negri foi ministro da Saúde e prefeito de Piracicaba por três gestões

Compartilhe:
COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!
Carregando...