A vereadora Silvia Morales (PV), do Mandato Coletivo A Cidade é Sua, participou nesta segunda-feira, 10/11, de um debate promovido pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo de São Paulo (CAU/SP) no primeiro dia da COP30, em Belém (PA).
O debate reuniu parlamentares da Câmara Municipal de São Paulo e especialistas para discutir políticas urbanas, justiça socioambiental e o papel do poder público no enfrentamento das emergências climáticas.
Ao lado dos vereadores de São Paulo, Renata Falzoni, Nabil Bonduki e Marina Braganti, Silvia compartilhou experiências legislativas e políticas públicas de sua autoria voltadas à proteção ambiental, como a lei que institui o IPTU Verde em Piracicaba.
A presença da vereadora foi um convite da organização do evento, em reconhecimento ao seu trabalho como parlamentar em Piracicaba, presidente da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Câmara Municipal, coordenadora da Frente Parlamentar de Combate à Crise Climática e também por sua especialização em Arquitetura e Urbanismo.
Durante sua fala, a vereadora também destacou movimentos em Piracicaba que fortalecem a participação popular e a preservação do patrimônio histório, ambiental e cultural, como o Movimento Salve a Boyes.
“A luta por cidades sustentáveis está diretamente ligada à defesa do território, da história e do direito das pessoas à cidade”, afirmou Silvia.
A vereadora também acompanhou outros painéis da COP30, sobre: Adaptação climática nas cidades, com o Ministro das Cidades, Jader Barbalho; Participação social na COP, com os ministros Guilherme Boulos e Sônia Guajajara; Soluções baseadas na natureza, com o secretário Adalberto Maluf (Ministério do Meio Ambiente); Bancada do Clima: o papel do Legislativo, com Marina Helou, Marina Braganti e outras parlamentares.
A participação integra a agenda oficial da vereadora na COP30, onde ela representa a Câmara Municipal de Piracicaba em encontros e painéis para debater ações climáticas e estratégias para uma transição ecológica justa, com foco especial no papel das cidades no enfrentamento às mudanças climáticas.