A delegação piracicabana da melhor idade inicia sua participação no próximo sábado (25/10) nas finais dos Jogos da Melhor Idade (Jomi) 2025. Após oito etapas classificatórias em diferentes regiões, os melhores atletas do estado de São Paulo, com idade a partir dos 60 anos, estarão reunidos em São João da Boa Vista até o dia 28/10. O evento reunirá aproximadamente 2.800 pessoas — entre atletas, técnicos e dirigentes — representando 198 municípios paulistas.
A delegação de Piracicaba, coordenada pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Atividades Motoras, contará com cerca de 100 pessoas, entre atletas, treinadores e equipe operacional. “Competiremos em dez modalidades e nossa expectativa, mesmo diante das melhores equipes do Estado, e fazer uma ótima participação”, destacou Beatriz Beig, chefe da delegação piracicabana.
As modalidades em que Piracicaba terá representantes no Jomi são atletismo (masculino e feminino), basquetebol adaptado 3x3 (masculino e feminino), damas masculino, dança de salão, malha, natação, tênis feminino, tênis de mesa (masculino e feminino), voleibol adaptado (masculino A e B) e xadrez feminino).
O Jomi promove a prática esportiva e o convívio social em 15 modalidades: atletismo, basquete 3x3, bocha, buraco, coreografia, damas, dança de salão, dominó, malha, natação, tênis, tênis de mesa, truco, voleibol adaptado e xadrez.
A cerimônia de abertura do Jomi acontece na sexta-feira, 24/10, às 17h, no Ginásio Nildes Fontão de Souza. Logo após, às 18h30, será realizada a apresentação das coreografias, com a participação das cidades concorrentes. As demais competições começam no sábado, 25 de outubro, a partir das 8h, distribuídas em diferentes locais da cidade.
CAMPEÃ - Em maio, Piracicaba foi campeã da fase regional da competição, realizada em São Manuel. A delegação somou a pontuação expressiva de 200,5 pontos — superando com ampla vantagem o segundo colocado, Botucatu, com 124 pontos. Foi o tetracampeonato regional do município. “Essa conquista reforçou a hegemonia de nossa cidade na competição regional, fruto do trabalho dos atletas e dirigentes. Por isso, a expectativa para a disputa, agora em nível estadual, é a melhor possível”, destacou Roger Carneiro, secretário municipal de Esportes.