A IA será responsável pela maioria do conteúdo criativo até 2030
Uma verdade se torna cada vez mais evidente: a inteligência artificial (IA) deixou de ser uma mera ferramenta do futuro para se transformar em parceira indispensável do presente. Segundo o estudo “Advertising in 2030”, realizado em abril de 2025 pela WPP Media, com 32 líderes globais de mídia, tecnologia e marketing, diz que 71% dos líderes globais acreditam que a IA será responsável pela maioria do conteúdo criativo até 2030; desde música e cinema até publicidade e design. Mas o que isso significa para criadores humanos?
A resposta não está em competir com a IA, mas em trabalhar em parceria com ela, aproveitando o melhor da tecnologia para potencializar o que nós, humanos, fazemos de melhor: dar significado, criar histórias impactantes e despertar emoções verdadeiras. E isso se torna ainda mais relevante quando pensamos no poder do storytelling para diferenciar conteúdo em um mundo que será cada vez mais saturado de opções.
A IA como sua assistente criativa
As ferramentas de IA estão se consolidando como uma espécie de assistente criativa, que irá auxiliar o criador de conteúdo a criar histórias que mereçam a atenção do público.
Mas lembre-se: não basta só a tecnologia. A diferenciação está nas histórias.
Imagine que, em 2030, milhões de anúncios, músicas e filmes serão criados por IA em um tempo recorde. O acesso a esse conteúdo facilitado democratiza o mercado mas, ao mesmo tempo, cria um desafio: como se destacar em um oceano de histórias aparentemente iguais?
É aqui que o storytelling ganha ainda mais força.
Uma história poderosa é aquela que conecta um produto ou ideia à emoção do público, seja pela nostalgia, seja pelo impacto cultural, algo que a IA, por si só, não é capaz de entregar.
A IA pode e vai analisar comportamentos e tendências, mas apenas humanos conseguem pegar essas informações e transformá-las em narrativas que refletem a essência de uma marca, de uma pessoa ou de um movimento. E você sabe por quê? Enquanto a IA trabalha bem com padrões globais, os humanos têm o papel de explorar diferenças culturais e nuances emocionais que criam um impacto único afinal, são as histórias locais e autênticas que geram identificação mais profunda.
Por isso, marcas e criadores devem olhar para a IA como uma aliada das ideias originais, não como sua substituta. A tecnologia pode ajudar a criar o esqueleto da narrativa, mas o coração sempre virá da criatividade humana.
Investir em conhecimento é o caminho!
Embora a IA já esteja sendo usada de forma prática por muitas pessoas, nem todos estão preparados para aproveitá-la ao máximo. E quem aprende a usar a tecnologia da maneira certa, sai na frente. O domínio da narrativa será o diferencial no mercado, portanto investir em conhecimento nunca foi tão necessário como nos dias de hoje.
Voltando ao estudo e olhando para a criação de conteúdo em 2030, me arrisco a profetizar que a produção não será dominada apenas por máquinas ou por pessoas, mas será uma combinação inteligente dos dois. Humanos continuarão sendo a força motriz da criatividade, que usará a IA como suporte para explorar novas ideias, ganhar escala e experimentar com eficiência.
Por mais avançada que a IA seja, ela precisa de alguém apaixonado por aprender, experimentar e descobrir novas formas de usá-la criativamente. Negócios e criadores que ficarem estagnados no tempo, com medo ou resistência a adotar a tecnologia, correm o risco de ficarem ultrapassados (e ficarão!).
A sinergia entre IA e humanos na criação de conteúdo carrega um potencial impressionante. Mais do que dominar ferramentas tecnológicas, criadores que souberem explorar vínculos emocionais, conectar-se genuinamente com o público e construir histórias únicas irão prosperar — enquanto mantêm vivo o papel insubstituível da criatividade humana.
Afinal, mesmo no futuro, são nossas emoções e histórias que nos tornarão inesquecíveis.
Agora é a sua vez de colocar seu lado humano para trabalhar a com a IA.
Como você pode usar sua criatividade e o poder do storytelling para criar algo único no seu negócio?
Imagine como a IA pode ser sua aliada para automatizar tarefas técnicas e acelerar processos, enquanto você dedica seu talento ao que realmente importa: conectar-se com o público de forma autêntica e emocional. Pense em uma história que represente os valores da sua marca, que inspire ou emocione sua audiência. Que mensagem só você pode contar que impactará as pessoas de maneira única? Use essa ideia para criar um conteúdo que destaque sua essência e diferencie seu negócio no mercado!
Até semana que vem ;)
Sou Sabrina Scarpare, jornalista e especialista em narrativas para empreendedores, experts e criadores de conteúdo que usam a IA como base estrutural da sua comunicação. Toda semana, escrevo e envio informações atualizadas e relevantes sobre storytelling e IA para negócios inteligentes, ajudando profissionais a se manterem atualizados e informados sobre as últimas tendências de inovação e criação de conteúdo com IA.