Idealizada pela escritora e atual presidente da Academia Piracicabana de Letras, Raquel Delvaje, a cada ano consolida-se como o maior evento literário da cidade. Realizada pela Academia Piracicabana de Letras e Prefeitura de Piracicaba, através das Secretarias de Cultura e Turismo e Biblioteca Municipal, em parceria com o Centro Literário de Piracicaba e Grupo Oficina Literária de Piracicaba.
As organizadoras são: Carmen Pilotto, Elisabete Bortolin, Ivana de Negri, Melysse Martin e Raquel Delvaje.
Com apresentações de bandas, saraus, oficinas, palestras, contação de histórias, tendo como carro-chefe o Espaço dos Escritores, onde acontecem os debates.
A escritora convidada desta edição é Raquel Alves, filha do consagrado autor Rubem Alves.
Neste ano a Flipira aceitará o número máximo de cem inscrições para escritores lançarem suas obras.
O Sesc traz a escritora Iara Machado, que falará sobre seu livro de Tradições Populares que será distribuído aos presentes.
Também conta com várias editoras e livrarias, além dos diversos expositores e praça de alimentação.
A Flipirinha, espaço infantil, onde as criancas podem participar da Pescaria de Livros, de oficinas, tirar fotos nos totens, ouvir histórias lendas e muitas outras atividades.
Desde o ano passado a Flipira conta com o Espaço Flipteen com programação destinada aos jovens.
E também oferece o Espaço 60+ para pessoas da Melhor Idade.
Neste ano os grandes homenageados serão Machado de Assis como escritor consagrado e o homenageado local, Ludovico da Silva, falecido em 2015, fundador do GOLP - Grupo Oficina Literária de Piracicaba.
O GOLP atua desde sua fundação, em 1989, com oficinas literárias mensais, até hoje.
A Flipira também presta homenagem ao jornalista e escritor Cecílio Elias Neto pelos 85 anos de vida, 70 anos de jornalismo, 60 anos de literatura e 10 anos do ICEN (Instituto Cecílio Elias Netto).
A novidade divertida fica por conta da mascote, o Flipirinho, peixinho leitor, que estará em toda publicidade e presente nos dias da Festa. E a moeda para troca de livros infantis, o Flipix.
A abertura será no dia 17 de outubro no anfiteatro do Galpão 14 no Engenho, com palestra sobre Machado de Assis a cargo do historiador e acadêmico Armando Alexandre dos Santos, homenagem ao escritor Ludovico da Silva, atuação de alunos do Colégio Objetivo e apresentação da cantora Aline Bueno.
Haverá a inauguração de uma exposição literária seguida de coquetel.
No sábado, 18, e no domingo, 19, segue a programação das 10h às 18h com atrações variadas.
Quatro crianças serão agraciadas com o Diploma Thales Castanho de Andrade: Davi de Moraes Mobilon, 11 anos do Colégio São Dimas.
Enzo Gabriel Ribeiro dos Santos, 12 anos da EE Monsenhor Jerônymo Gallo.
Maria Clara Domingos de Oliveira 17 anos, da EE.Monsenhor Jerônymo Gallo.
Julia Nunes Pereira, 12 anos do Colégio Dom Bosco/São Mário