A Prefeitura de Piracicaba será contemplada com recursos do Governo Federal, por meio do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), para a execução de obras de drenagem urbana que visa reduzir as inundações em pontos críticos da cidade. O montante a ser repassado é de R$ 58.621.616,04.
O projeto prevê a ampliação do canal do córrego Itapeva, ao longo das avenidas 31 de Março e Independência até a rotatória da avenida Água Branca. O canal terá função dupla: conduzir as águas pluviais e atuar como reservatório, ajudando a amortecer cheias em períodos de chuvas intensas. Também inclui todos os serviços de microdrenagem da bacia do córrego.
Na rotatória da avenida Água Branca será implantado um reservatório complementar, reforçando a capacidade de retenção e contribuindo para a diminuição de alagamentos em um dos trechos mais afetados da cidade.
Piracicaba integra a lista de 235 municípios selecionados pelo Governo Federal para receber obras de combate a enchentes e mitigação de impactos causados por chuvas fortes em áreas urbanas, durante a nova etapa do PAC.