Tocando Agora: ...

Homenagens destacam esportistas que elevam Piracicaba no cenário mundial

Publicada em: 11/09/2025 15:42 -

A Câmara Municipal de Piracicaba promoveu, na última quarta-feira (10), à 19h30, reunião solene em comemoração ao “Dia Municipal do Quimbol”, conforme o decreto legislativo 50/2017, “Dia Municipal do Profissional de Educação Física”, pelo decreto legislativo 27/2006, “Dia Municipal do Panathleta”, no decreto legislativo 03/2011 e “Prêmio Rocha Neto”, de acordo com o decreto legislativo 21/2004. As comemorações unificadas encontram respaldo no decreto legislativo 32/2015.

Também na mesma solenidade, o vereador Pedro Kawai (PSDB) fez a entrega do requerimento de congratulações 915/2025, contemplado Bárbara Borges, pela medalha de prata nos Jogos Pan-Americanos Júnior 2025. E, o vereador André Bandeira ainda entregou a moção de aplausos 222/2025, parabenizando Gilson Everaldo Felipe, da Equipe Dojo Kai. 

O dia 1º de setembro ficou consagrado como dia do profissional de educação física em comemoração à regulamentação da profissão em 1998, quando entrou em vigor a lei 9.696/98, que criou o Conselho Federal e Conselhos Regionais de Educação Física.

Já o prêmio que homenageia os profissionais da área esportiva leva o nome do jornalista Delphim Ferreira da Rocha Netto, reconhecido como “a memória viva do esporte” pelo trabalho e dedicação ao esporte piracicabano. Ele é considerado o maior propagador do Esporte Clube XV de Novembro de Piracicaba e reuniu ao longo da vida um arquivo esportivo com cerca de 50 mil fotos, além de jornais, revistas e publicações. Foi presidente de honra do XV e da Associação Atlética Acadêmica “Luiz de Queiroz”. Foi colunista do Jornal de Piracicaba e cronista da Gazeta Esportiva e morreu em 2003, aos 90 anos de idade.

O termo panathleta deriva da palavra de origem grega “panathlon”, que significa “conjunto de todas as modalidades desportivas”. O Panathlon Club de Piracicaba foi fundado em 1990, como uma Organização Não Governamental que possui finalidades éticas e culturais, criada para aprofundar, divulgar e defender os valores da atividade física e do esporte, vistos como instrumentos de formação e de preservação da pessoa e como meio de solidariedade entre homens e povos.

O Quimbol é um esporte construído em 1947 a partir das ideias de Joaquim Bueno de Camargo – Quim, que viveu em Piracicaba e morreu em 2004. O nome da modalidade homenageia tanto o criador quanto o Esporte Clube XV de Novembro, chamado de Nhô Quim. O jogo se caracteriza como o único esporte coletivo de raquetes e foi aprovado como esporte na 1ª Conferência Nacional do Esporte, em 2004. O esporte também foi incluído como modalidade extra nos Jogos Abertos do Interior de 2008 realizados em Piracicaba.

A reunião solene aconteceu nas dependências do salão nobre "Helly de Campos Melges", prédio principal da Câmara, rua Alferes José Caetano, 834, Centro, com transmissão ao vivo pela TV Câmara (nos canais 11.3 da TV digital, 4 da NET e 9 da Vivo TV) e também pôde ser conferida nos perfis oficiais da Câmara, no Facebook e no YouTube, além do site camarapiracicaba.sp.gov.br

Compartilhe:
COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!
Carregando...