O projeto “Corredor Caipira: Conectando Paisagens e Pessoas” (que tem patrocínio da Petrobras) e o Salão Internacional de Humor de Piracicaba abrem no próximo sábado, 6/9, às 16h, no Armazém 8A do Engenho Central, em Piracicaba (SP), a exposição “Corredor de Humor Caipira”. A entrada é gratuita.
A mostra compõe a programação oficial do 52º Salão Internacional de Humor de Piracicaba e fica aberta até o dia 2/11, com visitação gratuita de quarta a sexta-feira, das 9h às 17h, e aos sábados, domingos e feriados das 10h às 18h.
O “Corredor Caipira” é realizado pela Fundação de Estudos Agrários Luiz de Queiroz (Fealq) e pelo Núcleo de Apoio à Cultura e Extensão Universitária em Educação e Conservação Ambiental (Nace-Pteca) da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz/Universidade de São Paulo (Esalq/USP). O patrocínio é da Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental.
O Salão Internacional de Humor é realizado pela Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria de Cultura e o Cedhu (Centro Nacional de Documentação, Pesquisa e Divulgação do Humor Gráfico).
Artistas de diferentes partes do Brasil
A exposição “Corredor de Humor Caipira” reúne 44 desenhos e ilustrações de artistas de diferentes partes do Brasil. As obras foram selecionadas pelo júri a partir da abertura de um concurso homônimo à exposição, voltado a obras que buscassem evidenciar a questão ambiental e incentivar uma transformação. Os trabalhos poderiam ou não ter um teor crítico e deveriam abordar temas como a questão socioambiental, a relação entre cultura e meio ambiente e a relação entre ser humano e natureza.
Aberto a inscrições entre os dias 20 de maio e 20 de junho, o concurso recebeu 111 trabalhos produzidos por 50 artistas. O júri se reuniu no Museu da Imagem e do Som de Piracicaba (Misp), no Engenho Central. Foi formado por profissionais com atuação nas áreas de arte, humor, comunicação, meio ambiente e floresta. São eles: Grégory Antony, Henrique Campos, Jessica Lane, Junior Kadeshi e Rafael Bitencourt, que compõem as equipes do “Corredor Caipira” e do Salão de Humor.
Vitrine do mundo
Além das obras selecionadas, o júri definiu três premiados. O primeiro lugar receberá uma mesa digitalizadora. Além disso, os três primeiros colocados receberão sua obra impressa e emoldurada e um kit que inclui itens como ecobag, camiseta, chapéu, caneta e caneca (Corredor Caipira) e catálogo (Salão de Humor).
“O Salão de Humor é uma verdadeira vitrine do mundo, pois evidencia problemas muito presentes em cada ano. Com as mudanças climáticas, a questão ambiental é muito contemporânea e nesse concurso os artistas trouxeram esse tema à tona, o que faz com que a mensagem chegue a mais pessoas e auxilie a conscientização”, diz Rafael Bitencourt, coordenador de comunicação do “Corredor Caipira”.
“A parceria entre o Corredor Caipira e o Salão de Humor neste concurso gerou uma série de obras que abordam meio ambiente, natureza e toda essa questão da preservação. Artistas de diferentes partes do Brasil mandaram trabalhos, o que resultou nesse lindo conjunto de obras que vão compor a exposição”, afirma Junior Kadeshi, coordenador do Salão Internacional de Humor de Piracicaba.
“O Salão Internacional de Humor é um patrimônio cultural de Piracicaba e é um símbolo do nosso compromisso com a criatividade. Isso reforça o papel do humor gráfico como linguagem de transformação”, aponta Carlos Beltrame, secretário de cultura de Piracicaba.
SERVIÇO
Abertura da exposição “Corredor de Humor Caipira”. Sábado, 6/9, às 16h, no Armazém 8A do Engenho Central, em Piracicaba (SP). Entrada gratuita. Mais informações podem ser obtidas no Instagram: @corredorcaipira e @salaodehumordepiracicaba