Hyundai produziu 2,2 milhões de veículos em Piracicaba
Barjas Negri
A Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores – ANFAVEA divulgou recentemente seu Anuário Estatístico de 2025, com dados referentes ao ano de 2024. O documento evidencia a recuperação gradual da produção de veículos no Brasil após os impactos da pandemia da Covid-19 em 2020 e 2021, embora o setor ainda não tenha retomado os patamares de produção anteriores à pandemia.
A partir de 2012, com a implantação do Parque Automotivo de Piracicaba – marcado pela instalação da Hyundai e de seus fornecedores – nossa cidade passou a ocupar papel de destaque na produção nacional de veículos, gerando empregos, arrecadação de impostos e desenvolvimento econômico para toda a região. Mesmo funcionando por apenas alguns meses naquele ano, a Hyundai produziu 27.424 veículos. Já em 2013, esse número saltou para 167.346 unidades, alcançando 203.868 veículos produzidos em 2019, último ano antes da crise sanitária que paralisou e retrocedeu a economia brasileira.
No período pós-Covid, a indústria automobilística nacional iniciou um processo de recuperação, que culminou na produção de 1,895 milhão de veículos em 2024. Desse total, a Hyundai Motors de Piracicaba foi responsável por 208.073 unidades, o equivalente a 10,95% de toda a produção de autoveículos do Brasil. Em outras palavras, de cada 100 veículos fabricados no país, pelo menos 10 saem do Parque Automotivo de Piracicaba – um legado de nossa gestão à frente da Prefeitura (2009–2012), quando viabilizamos a implantação desse importante polo industrial.
Cabe destacar a fundamental parceria com o Governo do Estado de São Paulo, nas gestões dos então governadores José Serra e Geraldo Alckmin, que viabilizaram a implantação da 1ª etapa do Anel Viário de Piracicaba. Essa obra estratégica interligou quatro importantes rodovias: Luiz de Queiroz (SP-304), do Açúcar "Comendador Mário Dedini" (SP-308), Piracicaba–Limeira (SP-147) e Piracicaba–Rio Claro (SP-127), em uma extensão de 14,7 km. Essa infraestrutura foi essencial não apenas para o funcionamento do Parque Automotivo, mas também para o desenvolvimento do Distrito Industrial Uninorte e de outras áreas industriais da cidade.
Ressaltamos ainda a articulação política conjunta com os vereadores de Piracicaba, com o então deputado estadual Roberto Morais e com o saudoso deputado federal Antonio Carlos de Mendes Thame, cuja atuação foi decisiva para a viabilização dessas obras de infraestrutura que beneficiaram Piracicaba e diversos municípios da região.
O Parque Automotivo de Piracicaba impulsionou a instalação de novas indústrias em nossa cidade, a exemplo do que já ocorria nos distritos industriais Unileste, Uninorte, Alphanorth, Uninoroeste, CDL-TRX e outros distritos informais. Hoje, o Parque Automotivo é sinônimo de avanço tecnológico, geração de empregos, renda e arrecadação de tributos.
Desde o início de suas operações, no final de 2012 até o fim de 2024, foram produzidos em Piracicaba 2.248.423 veículos – isso mesmo, mais de 2,2 milhões de unidades fabricadas, consolidando nossa cidade como referência nacional no setor automotivo.
Barjas Negri foi ministro da Saúde e prefeito de Piracicaba por três gestões