Piracicaba, 258 anos: um marco de desenvolvimento, desafios e esperança
Barjas Negri
Chegamos em 1º de agosto de 2025 aos 258 anos de Piracicaba, uma cidade que se desenvolveu, se industrializou e se consolidou como sede da Região Metropolitana de Piracicaba. Nesse processo, foi se desligando gradativamente da dependência administrativa da região campineira, assumindo protagonismo próprio no cenário regional.
É fundamental recordar os inúmeros investimentos públicos de âmbito regional realizados nos primeiros 25 anos deste século, que evidenciam a liderança de nossa cidade. Podemos destacar a instalação do CPI-9 (Comando de Policiamento do Interior) e do Deinter-9, a implantação do patrulhamento aéreo com o Helicóptero Águia, a conquista da sede do 10º BAEP (Batalhão de Ações Especiais da Polícia Militar), a inauguração do Poupatempo Estadual na Praça José Bonifácio, a instalação da Fatec (Faculdade de Tecnologia) e do IFSP (Instituto Federal de São Paulo) no Parque Tecnológico, além da construção do Hospital Regional Público “Dra. Zilda Arns”, no bairro Santa Rita.
Também merecem destaque a sede própria da Delegacia Regional da Receita Federal no bairro São Judas, a instalação da Delegacia da Polícia Federal no bairro São Dimas, a implantação da superintendência da Caixa Econômica Federal na Vila Independência, o Ambulatório Médico de Especialidades do SUS (Sistema Único de Saúde), a nova sede do 16º Grupamento de Bombeiros e a sede do Ministério Público Estadual.
O vigor de nossa economia permitiu que Piracicaba alcançasse, neste ano, a marca de mais de 155 mil empregos formais, distribuídos entre os setores de serviços, construção civil, comércio e agropecuária — um reflexo claro do dinamismo e da diversidade da nossa economia moderna.
Nos principais rankings e pesquisas de indicadores sociais, Piracicaba segue em posição de destaque, tanto no Estado de São Paulo quanto no Brasil: IPS, Macroplan, Cidades Inteligentes, Firjan, entre outros. Temos excelentes indicadores em saúde, com baixa mortalidade infantil, educação com bom desempenho no IDEB e cobertura de atendimento infantil, além do exemplar sistema de saneamento básico. É claro que sempre há espaço para melhorar, mas é inegável a contribuição significativa dos setores público e privado para que chegássemos até aqui.
Contudo, não podemos fechar os olhos para os desafios que ainda persistem. Precisamos evitar novos desastres ambientais, como o ocorrido com a Usina São José, que causou significativa mortandade de peixes no nosso querido Rio Piracicaba. Também enfrentamos números preocupantes de acidentes e mortes no trânsito, especialmente entre os jovens que utilizam motocicletas como meio de transporte para trabalhar. Esses são temas que exigem políticas públicas firmes e a união de toda a sociedade.
Neste aniversário de 258 anos, é momento de celebração e, sobretudo, de gratidão.
Gratidão a todos os empresários, trabalhadores, servidores públicos, lideranças comunitárias, educadores, profissionais da saúde, agentes da segurança, artistas, agricultores e demais cidadãos que, com esforço diário, contribuíram para fazer de Piracicaba uma referência regional, estadual e nacional.
Mais do que relembrar o passado ou comemorar o presente, este é o momento de reafirmar um compromisso com o futuro. Que os próximos anos sejam guiados pela inovação, pela sustentabilidade, pela inclusão social e pelo respeito às nossas tradições.
Parabéns, Piracicaba! Que tua história siga sendo escrita com coragem, trabalho e esperança. Que tua chama permaneça acesa como símbolo de progresso, justiça e dignidade para todos os teus filhos.
Barjas Negri foi ministro da Saúde e prefeito de Piracicaba por três gestões