E viva São João!!!
Bom dia, caro leitor! Saúde e Paz para nós!
Hoje é dia de São João, o Batista! E pensei que seria interessante refletirmos um pouco a respeito do que São João simboliza, no que sua figura nos ajuda a pensar.
Dizem que João andava pelas margens do rio Jordão convidando as pessoas a mudarem seus corações e mentes, no sentido de aprenderem a discernir o certo do errado; aprender a discernir o que é a verdade de cada um, da verdade que é imposta pela sociedade, pelo externo. João poderia continuar andando por aí falando essas coisas, não é mesmo?! Tão atual...
Como precursor do Cristo, João sabia que a era que se aproximava com a sua chegada chacoalharia as consciências adormecidas na hipocrisia, no egoísmo, no poder e na maldade. Por isso, João pode ser considerado um proclamador da verdade. E que verdade é essa?
Precisamos compreender que os grandes avatares como João ou o Cristo tentaram nos mostrar, há milênios, que tudo o que acontece com o outro também nos diz respeito. Já não podemos mais pensar em ter paz sem que o outro também tenha. Continuar olhando para fora, esperando que apenas o outro - o chefe, o governo, ou seja lá quem for - resolva um problema que também é meu jamais resolverá a situação caótica em que o planeta está mergulhado.
Imaginar que as escolhas que faço não interferem na ordem do coletivo, é fazer como o avestruz que acredita que por estar com a cabeça enterrada e não ver o que acontece à volta, é sinônimo de que está tudo bem. O que o “avestruz” não sabe é que o corpo dele continua exposto e pode ser atingido por aquilo que ele escolheu não ver. Isso se chama, querido leitor, alienação...
João é conhecido até hoje como a “voz que clama no deserto”. Penso que este deserto árido, duro e resistente das consciências que teimam em não se abrir para o novo, para os direitos de bem-viver de todos indistintamente, continua aí, necessitando de mais vozes como a de João. Vozes que não tenham medo de ousar, que saibam que ter esperança não tem nada a ver com ficar esperando, mas que significa agir para que aquilo que acredita ser possível, aconteça!
Feliz São João para você! Brinque, sorria, confraternize! Mas lembre-se, nós TODOS fazemos parte de uma fraternidade universal: o bem de um é o bem de todos!
Paz e Bem aos que sabem que nada muda sozinho!
Bia Mattos
Psicóloga CRP 06/29269
Colunista: Maria Beatriz da Silva Mattos
Psicoterapeuta, Supervisora Clínica, Orientadora Vocacional, Facilitadora nos Cursos de Pós-graduação em Psicologia Transpessoal da Unipaz São Paulo e Paraná. Autora dos livros Espiritualidade em Psicologia: Psicossíntese, uma Psicologia com Alma e Orientação Vocacional - Uma Proposta Transpessoal.