“Quando o Coração Sangra” é o título do novo livro da escritora, musicista e juíza de direito Eliete de Fátima Guarnieri. Composto por 13 contos e publicado pela Editora Casa de Astérion, a obra marca o encerramento da “Trilogia dos “Quandos” e será lançada no dia 10 de julho de 2025, às 19h30, na Galeria Florença, localizada na Via Comendador Pedro Morganti, 4955, no bairro Monte Alegre, em Piracicaba (SP). O evento é aberto ao público e tem entrada gratuita.
A trilogia, formada também pelos livros “Quando o Estômago Grita” (2023e “Quando a Alma Viaja” (2024), não segue uma ordem narrativa linear, permitindo que cada volume seja lido de forma independente. O elo entre as obras está no uso do advérbio “quando” nos títulos e na proposta de explorar diferentes aspectos da experiência humana por meio dos sintomas do corpo e da alma: o estômago, a alma e o coração.
“Não imaginava escrever uma trilogia, mas tive a ideia de montar o segundo e o terceiro livros de contos após a publicação do primeiro, também com textos antigos e novos”, explica Eliete. “Na realidade, não se trata de uma efetiva trilogia pois um livro é independente do outro. Todos possuem, em comum, a palavra quando no título, mas com contos de temas distintos. Os livros podem ser lidos em qualquer ordem, mas suas histórias são como partes de um círculo: retratam sentimentos que provocam sintomas no estômago, na alma ou no coração, mas que se complementam e espelham nossa humanidade.”
No primeiro livro, a autora encerra o colofão com a frase “Porque quando o estômago grita, a alma se cala”. A partir disso, nasceu o título do segundo e do terceiro livros de contos. No final da nota da autora de “Quando a Alma Viaja”, Eliete escreveu: “Porque quando a alma viaja, o coração se inquieta”, já indicando que o próximo livro trataria do coração pois o título deste já estava escolhido. Por sugestão de sua filha Isabella Grenieri, adotou a nomenclatura “Trilogia dos Quandos”.
O novo livro possui contos e minicontos que descrevem, principalmente, histórias de maldade e de dor, propondo ao leitor um mergulho em reflexões profundas sobre os temas presentes nos textos. “Espero provocar questionamentos como: há um limite para a maldade? E para a dor?”, afirma Eliete.
A autora celebra esse momento como a conclusão de uma fase marcante. “Estou feliz com a trajetória vivida até aqui. Consegui recuperar o tempo perdido após adiar por três décadas a publicação de meus textos. Encerrada essa fase, espero me dedicar a um novo gênero literário”, conclui.
Durante o lançamento, o público terá a oportunidade de assistir à apresentação de três contos pelos artistas Romualdo Sarcedo e Vânia de Paula.
Resumo biográfico de Eliete Guarnieri
Eliete de Fátima Guarnieri é filha do empresário Antonio Sérgio Guarnieri e de Lourdes Alves Guarnieri. É casada com o advogado Marcos Roberto Gregorio e mãe de Isabella Guarnieri Gregorio, também escritora. É juíza de direito há 24 anos e, desde dezembro de 2007, ocupa o cargo de juíza titular da 3ª Vara Cível da Comarca de Santa Bárbara d’Oeste. Também atuou como juíza substituta da Comarca de Rio Claro, juíza de direito do Foro Distrital de Itirapina e juíza auxiliar da Comarca de Campinas. Estudou o ensino fundamental e médio em escolas públicas de Piracicaba. Em 1998, graduou-se em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USPe ingressou na magistratura no ano 2000. Com nove anos, começou a estudar piano. Em 1992, concluiu o ensino técnico em música na Escola de Música de Piracicaba Maestro Ernest Mahle (EMPEM). Publicou, em 21 de março de 2023, seu primeiro livro de contos, “Quando o Estômago Grita”, pela Editora Patuá, e, em 26 de março de 2024, “Quando a Alma Viaja”, pela Editora Life. A escritora também integra a Academia Piracicabana de Letras (APLdesde agosto de 2024, ocupando a cadeira 22, cujo patrono é Erotides de Campos. Em 17 de setembro de 2024, lançou o livro de poesias “Minuetos em Versos”, bilíngue, escrito em português e francês. Pela publicação dos três livros, recebeu moção de aplausos outorgada pela Câmara Municipal de Piracicaba.
SERVIÇO
Lançamento do livro: “Quando o Coração Sangra” por Eliete de Fátima Guarnieri. Dia 10 de julho 2025, às 19h30, na Galeria Florença, localizada na Av. Comendador Pedro Morganti, 4955, no bairro Monte Alegre, Piracicaba. O evento é aberto ao público e tem entrada gratuita.
Fotos: Divulgação
Rosiley Lourenço