Na manhã desta quarta-feira (04/06), o Sincop – Sindicato dos Contabilistas de Piracicaba e região participou do 1º Café com RH, evento promovido pelo Sindicato dos Metalúrgicos de Piracicaba em parceria com o Sincop. Realizado no Salão Vivaz, no Clube Recreativo dos Metalúrgicos, o encontro reuniu cerca de 200 pessoas entre profissionais de RH, lideranças sindicais, representantes de empresas e órgãos públicos.
Com entrada gratuita, o evento teve caráter solidário: os participantes contribuíram com a doação de alimentos não perecíveis, destinados ao Fundo Social de Solidariedade de Piracicaba. A programação teve início às 9h com uma fala de boas-vindas do presidente dos Metalúrgicos, Juca Silveira, que destacou a relevância dos temas abordados para equilibrar as relações de trabalho. “A gente tem que estar próximos das empresas, dos departamentos de RH e escritórios de Contabilidade para discutir o tema e melhorar as questões da saúde do trabalhador de uma forma construtiva”, destacou Silveira.
O Presidente do Sincop, Fabiano Ravelli falou da importância do tema e da união entre os setores. “Esta é uma iniciativa tão necessária e importante, promovida pelo Sindicato dos Metalúrgicos de Piracicaba – nossos parceiros nessa jornada de valorizar as pessoas dentro e fora do ambiente de trabalho. O Sincop tem muito orgulho de fazer parte dessa ação. Afinal, sabemos que por trás de cada número, de cada balanço e de cada resultado, existem pessoas. E investir nelas é garantir um futuro mais equilibrado e sustentável para todas as organizações – seja na indústria, no comércio, no setor de serviços ou na contabilidade”, afirmou Ravelli. A programação seguiu com uma série de palestras que trouxeram reflexões essenciais sobre o mundo do trabalho. Gabriela Mendonça de Albuquerque, gerente regional do trabalho em Piracicaba, falou sobre discriminação, trabalho decente e assédio moral; Rodrigo Vieira Vaz, auditor fiscal do trabalho, abordou a NR-01 e os fatores de risco psicossociais relacionados ao trabalho; o Subtenente Barroso, do Tiro de Guerra, trouxe orientações sobre RH, os atiradores e suas regras e para finalizar, Regina Santos de Souza Doni, chefe do setor de intermediação de mão de obra da Secretaria de trabalho, emprego e renda de Piracicaba, compartilhou informações sobre o cenário local de empregabilidade.
Ao final do evento, foi realizado o sorteio de uma bicicleta entre os presentes, como forma de agradecimento pela participação e engajamento do público. O 1º Café com RH foi um marco na integração entre sindicatos e na promoção de um ambiente de trabalho mais saudável, humano e colaborativo.