Após
pedido da Prefeitura de Piracicaba, as obras para implantação de dois novos
dispositivos (viadutos) na SP-304 (rodovia Geraldo de Barros) foram antecipadas
e serão iniciadas em fevereiro de 2025. O anúncio foi feito na quinta-feira, 19/12,
pelo prefeito Luciano Almeida, que recebeu representantes da Concessionária
Eixo, responsável pela rodovia. O pedido de antecipação das obras feito
pela Prefeitura já havia sido aprovado pelo Governo do Estado em abril deste
ano.
As
obras estavam contempladas no contrato de concessão e previstas para começar em
2036 (no 16º ano de concessão), no entanto, em abril deste ano, após pedido do
prefeito Luciano Almeida, a Secretaria de Parcerias em Investimentos emitiu
ofício determinando que a Artesp (Agência Reguladora de Transportes do Estado
de São Paulo) comunicasse à Concessionária Eixo a antecipação das obras dos
viadutos, sendo um no km 169, no bairro Santa Teresinha (nas proximidades do
posto Bigaton), e outro no km 171, na Balbo.
Segundo
Luciano Almeida, as obras são fundamentais para melhorar o fluxo do trânsito na
região. “Finalmente, após quatro anos solicitando esta antecipação, pudemos
anunciar o início das obras dos dois dispositivos, com aval da Artesp e da
Eixo. Este é o começo de um projeto muito importante para que possamos diminuir
os riscos de acidentes, melhorar o acesso aos bairros da região e o fluxo de
trânsito”, disse.
A
antecipação das obras foi pedida já em 2021, no início da atual gestão, após
estudos e justificativas da necessidade de melhorias no trecho para evitar
acidentes que acontecem com frequência nesse trecho, devido ao fluxo intenso de
veículos.
O
projeto, que tem investimento de R$ 30.188.543,00, prevê a execução do viaduto
do km 169 em nível, ou seja, tendo a rodovia elevada, e o dispositivo do km 171
contemplando a rodovia por passagem inferior, de modo a solucionar os conflitos
existentes no trecho.
“Se
trata de uma obra com investimento de mais de R$ 30 milhões. O primeiro trecho
terá o trânsito da rodovia desviado por cima do viaduto e o acesso ao bairro
por baixo. Já o segundo, no km 171, será o inverso, com a rodovia por baixo do
viaduto e a saída do bairro por cima. As obras iniciam em fevereiro e devem ser
concluídas em 14 meses”, explicou Geraldo Andrade, superintendente de obras da
Eixo.
A secretária de Mobilidade, Trânsito e Transportes (Semuttran), Jane
Franco Oliveira, detalhou ainda que o trecho onde os dispositivos serão
instalados é um dos que mais registram sinistros de trânsito. “As obras
demandavam urgência porque se trata de um trecho, dentro da chamada concessão
PIPA, com maiores índices de sinistros de trânsito. Por isso, este é um
investimento muito importante que vem para contribuir com a mobilidade urbana e
segurança do trânsito. Um pleito feito por esta gestão, que batalhamos
bastante para conquistar a liberação e o adiantamento das obras, que estavam
previstas somente para 2036”, explicou Jane.
A
concessão PIPA (Piracicaba-Panorama) é uma concessão rodoviária de 1.273 km,
integrando 62 municípios do Estado de São Paulo. O sistema rodoviário é
constituído pelos segmentos e acessos, abrangendo lote com trechos das rodovias
SP- 191, SP-197, SP-225, SP-261, SP-284, SP-293, SP-294 SP-304, SP-308, SP-310,
SP-331, SP-425, nas regiões de Piracicaba, Rio Claro, Jau, Bauru, Marilia,
Assis e Panorama.
ANEL
VIÁRIO – O
prefeito também anunciou que a Cetesb deve emitir em breve a licença ambiental
prévia para construção do novo anel viário, que terá início na rodovia
Piracicaba – Rio Claro (rodovia Fausto Santomauro – SP-127, no km 27) e término
na rodovia Piracicaba – São Pedro (rodovia Geraldo de Barros – SP-304, no km
174), com ligação no entroncamento com a Rodovia Herminio Peltrim – SP-308, na
altura do km 176. O projeto contempla cerca de 15 quilômetros de extensão.
Em
outubro, o Consema (Conselho Estadual do Meio Ambiente), órgão vinculado ao
Governo do Estado de São Paulo, realizou audiência pública para apresentar e
discutir o projeto proposto pela Prefeitura de Piracicaba para implantação do
contorno.
“Esta
será mais uma obra relevante para escoar o trânsito na cidade”, completou
Luciano Almeida.
De
acordo com a Semuttran, com a construção haverá uma diminuição significativa do
VDM – Veículo Diário Médio, nos cinco quilômetros iniciais da rodovia Geraldo
de Barros, principalmente de tráfego pesado, e consequentemente diminuirá o
índice de acidentes e óbitos.