A Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente (Simap), realiza a 2ª Conferência Municipal do Meio Ambiente neste sábado, 30/11, das 9h às 13h, na central de aulas da Esalq/USP. O evento terá palestra inicial e, na sequência, grupos de trabalhos divididos em cinco eixos. Os interessados em participar dos grupos podem se inscrever gratuitamente, selecionando as duas opções de temas, pelo link: https://bit.ly/conferencia-meioambiente-piracicaba.

A palestra inicial será ministrada pela professora Nathalia Nascimento, que é geógrafa, doutora em Ciência do Sistema Terrestre, professora do departamento de ciências florestais da Esalq, coordenadora do Laboratório de Educação e Política Ambiental (OCA/USP), que abordará o tema A emergência climática: o desafio da transformação ecológica.

Depois, os participantes serão separados em cinco grupos para discutir e propor ações relacionadas aos eixos: I. Mitigação: redução da emissão de gases de efeito estufa; II. Adaptação e preparação para desastres: prevenção de riscos e redução de perdas e danos; III. Justiça Climática: superação das desigualdades; IV. Transformação Ecológica: descarbonização da economia com maior inclusão social; V. Governança e Educação Ambiental: participação e controle social. As propostas serão encaminhadas para a etapa estadual da 5ª Conferência Nacional do Meio Ambiente.

Posteriormente, o evento seguirá com a candidatura dos delegados, plenária final, eleição dos delegados e apresentação dos resultados da conferência.

A plenária municipal é a primeira parte da 5ª Conferência Nacional do Meio Ambiente (CNMA), promovida pelo Governo Federal, que será realizada em maio de 2025. A segunda etapa é a conferência estadual, prevista para acontecer entre 15/01 e 15/03 de 2025.

SERVIÇO – 2ª Conferência Municipal do Meio Ambiente. Sábado, 30/11, das 9h às 13h, na central de aulas da Esalq/USP, localizada à avenida Pádua Dias, 11, Agronomia.

Deixe seu Comentário