Um dos mais aguardados eventos de Piracicaba e região, o Festival Curau chega, em 2024, a sua 13ª edição, que acontece nos dias 7, 9 e 10 de novembro, no Sesc Piracicaba (dia 7) e no Engenho Central (dias 9 e 10). A programação reúne apresentações de artistas como Rachel Reis, Kaê Guajajara e Rico Dalasam, além de linguagens tradicionais, contemporâneas e diversas que marcam a história e a proposta do evento.
A programação é gratuita, mas os ingressos para os dias 9 e 10 (sábado e domingo), precisam ser retirados pela plataforma Sympla (https://www.sympla.com.br/
O 13º Curau foi contemplado pelo ProAc (Programa de Ação Cultural). A realização é do Governo do Estado de São Paulo e Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas. O apoio é da Prefeitura de Piracicaba e Secretaria Municipal da Ação Cultural (Semac). A idealização é do Instituto Curau.
Atrações
A programação do 13º Curau reúne atrações como shows, vivências e feira. A abertura acontece na quinta-feira (7), no Sesc Piracicaba, às 20h, com show de Rico Dalasam.
No sábado (9) e no domingo (10), as atividades acontecem no Engenho Central e o line-up reúne shows de Rachel Reis, Batuque de Umbigada, Maikão, Feminine Hi-Fi, Vitória Faria, Roda de Groovie part. Eai Jhow, Kaê Guajajara, Capoeira para Todes - Mandinga do Futuro, Saulo Duarte, Criando Pontes, Sandália de Prata, Baque Caipira, Pimenta Preta.
A programação conta ainda com atividades como Feira, Brincadeiras e Palhaçaria com Juca e Jaca, Espetáculo Juca, Jaca e o Mistério da Semente, Roda com Escola de Capoeira Raiz de Angola, Oficina de Capoeira Angola com Mestre Zequinha, Oficina Bailarina de Graveto com Clara Simoni e Julia Giannetti, Oficina Jogo da Onça com Renata Neto e Julia Giannetti, Oficina de Capoeira Vogue com Capoeira para Todes, Oficina de Passinho com Criando Pontes. (Confira abaixo a programação com os horários).
Tradição e contemporaneidade
Criado em 2012 por Mari Pedrozo e Leo Magnin, que seguem como coordenadores junto a Mayra Kristina, o Festival Curau surgiu como parte das ações culturais desenvolvidas pelo Coletivo Piracema. Realizado historicamente às margens do Rio Piracicaba, o evento chega esse ano ao Engenho Central, um dos mais icônicos espaços da cidade.
“O objetivo é evidenciar a cultura popular e apresentar diversidade artística, além de fortalecer as manifestações culturais tradicionais e contemporâneas. É um festival sem fins lucrativos, realizado desde o início de forma gratuita. Nesta edição, o evento cresceu, estamos investindo em estruturas melhores e em uma programação diversa e potente”, afirma Leo Magnin.
Mari Pedrozo explica que, desde sua criação, o Curau foi impulsionado pelo encontro de pessoas apaixonadas por cultura. “São diversas instituições públicas e privadas, grupos, coletivos, bandas, artistas, mestras e mestres, todos movidos pelo desejo de contribuir com um festival gratuito e acessível, capaz de proporcionar uma experiência pioneira. E cada pessoa envolvida se reconhece na luta e na resistência que é a produção independente, assim como na salvaguarda das manifestações populares e tradicionais”, diz.
O nome do festival é representado pela sigla de CUlturas Regionais e Artes Urbanas, o que, de acordo com Mayra Kristina, diz muito sobre a proposta. “O intuito é valorizar a cultura popular, de forma a abranger não apenas as culturas tradicionais, como também as linguagens contemporâneas, promovendo este contato fundamental para a salvaguarda e o desenvolvimento das tradições por meio de diálogos do novo com o ancestral, do campo com a cidade e da juventude com os mestres”, aponta.
PROGRAMAÇÃO – 13º FESTIVAL CURAU
Quinta-Feira (7/11) - Abertura no Sesc Piracicaba
20h - Rico Dalasam
Sábado (9/11) - Engenho Central
Shows
14h - Roda de Groove part. Eai Jhow
15h - Vitória Faria
16h30 - Feminine Hi-Fi
17h30 - Maikão
19h - Batuque de Umbigada
20h30 - Rachel Reis
Vivências
14h - Oficina de Capoeira Angola com Mestre Zequinha
15h - Roda com Escola de Capoeira Raiz de Angola
Espaço do Brincar
16h - Espetáculo Juca, Jaca e o Mistério da Semente
18h - Brincadeiras e Palhaçaria com Juca e Jaca
14h às 22h - Feira do Curau
Domingo (10/11) - Engenho Central
Shows
13h - Pimenta Preta
14h30 - Baque Caipira
15h30 - Sandália de Prata
17h - Criando Pontes
17h30 - Saulo Duarte
19h - Capoeira para Todes - Mandinga do Futuro
20h - Kaê Guajajara
Vivências
13h30 - Oficina de Passinho com Criando Pontes
14h30 - Oficina de CapoeiraVogue com Capoeira para Todes
Espaço do Brincar
15h30 - Oficina Jogo da Onça com Renata Neto e Julia Giannetti
17h - Oficina Bailarina de Graveto com Clara Simoni e Julia Giannetti
13h às 21h - Feira do Curau
SERVIÇO
Os ingressos para o 13º Festival Curau, para os dias 9 e 10, precisam ser retirados pelo Sympla, onde é também possível realizar contribuições: https://www.sympla.com.br/