10. Tempo

 

“Compositor de destinos

Tambor de todos os ritmos

Tempo, tempo, tempo, tempo

Entro num acordo contigo

Tempo, tempo, tempo, tempo...”

(Oração ao tempo – Caetano Veloso)

 

O tempo deve ser o bem mais precioso que existe. Não são ouro ou pedras preciosas, mas no tilintar das horas perdemos o que jamais recuperaremos.

É de Heráclito de Éfeso (540 a 475 a.C.) a frase que diz que: “Nenhum homem pode banhar-se duas vezes no mesmo rio.”

Com isso ele queria dizer que as águas do rio estão em constante mudança, seja de temperatura, volume, coloração e que mesmo se uma pessoa entrar nele no mesmo local, este já não será o mesmo. Bem como, a pessoa a banhar-se, esta também estará diferente. Isso nos faz refletir sobre a mudança, que tudo sempre irá mudar, e esta é a nossa única certeza.

A impermanência das coisas é o que há de mais concreto para se acreditar. Parece um tanto contraditória esta afirmação, porém ainda que não se queira aceitar, todos somos impermanentes, não viveremos para sempre.

Chegando a essa conclusão, então o que estamos fazendo com o “nosso” tempo?

O que é para você, aproveitar o tempo?

Não há uma regra, pode ser ficar mais tempo com a família, ficar mais tempo trabalhando, assistindo um filme, série, estudando, ensinando, viajando...

O que eu consigo entender é que a qualidade do “nosso” tempo está relacionada aos momentos, não é o dia todo, mas alguns recortes do nosso dia, ano , mês, que  fazem valer a pena ter dedicado seu tempo a alguma coisa.

Não é possível mensurar o tempo que dura um momento. Pode ser breve, pode ser longo, mas o que irá permanecer é o que ele marcou na memória de quem viveu aquele instante.

Desse modo, acredito que devemos procurar construir bons momentos, com bons relacionamentos, para criarmos memórias afetivas que nos levem a recordar do que foi vivido com satisfação. É claro, que não dá pra ser feliz o tempo todo, mas em cada novo amanhecer uma nova oportunidade surge.

 

“Todos os dias quando acordo

Não tenho mais o tempo que passou

Mas tenho muito tempo

Temos todo tempo do mundo

 

Todos os dias, antes de dormir

Lembro e esqueço como foi o dia

Sempre em frente

Não temos tempo a perder”

(Tempo perdido – Legião Urbana)

Colunista:

 

Wana Narval

Cantora, pedagoga, licenciada em Música, mestre em Educação e escritora, é uma artista atuante na cidade de Piracicaba, participando de diferentes projetos culturais. Já cantou como back vocal com a dupla Cézar e Paulinho e foi vocalista na banda Opus, Falando da Vida, Revivendo. Intérprete versátil e eclética, domina diversos estilos musicais e canta em variadas línguas, atualmente integra a Banda Claro Cristal, Banda JáQue, Ternamente eclético, Casa de Noel, como a Mamãe Noel e o Duovox.

Instagram @wananarval

Email wanabackvocal@hotmail.com

Deixe seu Comentário