Foto: Carlos Mendes


O Museu Prudente de Moraes, equipamento da Prefeitura mantido pela Semac (Secretaria Municipal da Ação Cultural), em parceria com a Escola Paulista de Fotografia, inaugura no sábado, 26/10, às 10h, a exposição fotográfica Arte Cemiterial – Retratando a Saudade.

 

Antes, às 8h, promove um encontro no Cemitério da Saudade para o conhecimento e explicações sobre arte cemiterial, comandada pelo historiador e membro da ABEC (Associação Brasileira de Estudos Cemiteriais), Paulo Renato Tot Pinto, e pelo fotógrafo Carlos Mendes. As inscrições deverão ser realizadas pelo telefone (19) 3422-3069.

 

Muito além de sua função primária, cada dia mais os cemitérios são alvo de estudos, pesquisas, turismo e aprendizados. Há um grande número de atividades que visam atrair diferentes olhares para esses locais, desmistificando-os de serem somente lugares de luto, tristeza ou medo.

 

Sendo assim, o Museu Prudente de Moraes, aliado à Escola Paulista de Fotografia, apresentam a mostra fotográfica Arte Cemiterial – Retratando a Saudade. A exposição é fruto de anos de estudos dos discentes de fotografia da Escola Paulista, os quais realizam anualmente saídas fotográficas, tendo o Cemitério da Saudade de Piracicaba como modelo de arte cemiterial.

 

O Cemitério da Saudade é o terceiro mais antigo do estado de São Paulo e conta com inúmeras sepulturas com estilos arquitetônicos diversos. São trabalhos de marmoraria, azulejaria e outros materiais, nacionais e internacionais, que poderão ser vistos por meio de registros fotográficos na mostra que será inaugurada no sábado.

 

A exposição ficará aberta para visitação gratuita até 4 de janeiro de 2025, de terça a sexta-feira, das 9h às 17h, e sábados e feriados, das 10h às 14h,

 

SERVIÇO – Visita guiada no Cemitério da Saudade (Avenida Piracicamirim, 2201, Vila Monteiro) e inauguração da exposição fotográfica Arte Cemiterial – Retratando a Saudade (Rua Santo Antônio, 641, Centro). Sábado, 26/10, a partir das 8h. Evento gratuito. Informações/WhatsApp: (19) 3422-3069.

Deixe seu Comentário