A partir de outubro, a Prefeitura de Piracicaba amplia a quantidade de serviços públicos oferecidos na plataforma digital Prefeitura Sem Papel no segmento de habitação. Na tarde de sexta-feira, 27/09, o secretário Paulo Frias (Secretaria Municipal de Habitação e Gestão Territorial – Semuhget), promoveu um encontro com representantes da Associação das Construtoras de Piracicaba (Ascopi) e demais empresas do ramo da engenharia da construção civil da cidade para mostrar as novidades e tirar dúvidas. O encontro foi na sede da Semuhget e a apresentação dos novos serviços ficou a cargo dos representantes da empresa Softplan, responsável pelo programa Prefeitura Sem Papel.
Nesta nova etapa de automatização, o objetivo é agilizar e otimizar os processos dos principais assuntos tratados pela Semuhget, como: Certidão de Uso e Ocupação de Solo; Alvará para Unificação, Desmembramento, Desdobro ou Retificação; Certidão de Histórico de Imóveis e Autodeclaração de Reforma em Unidade Autônoma de Condomínio.
A partir desta ação, o Sem Papel vai acelerar os processos trazendo redução significativa do tempo de tramitação das solicitações; mais transparência, trazendo ampla visibilidade das etapas dos processos para todos os envolvidos; maior precisão com diminuição dos erros manuais e padronização das informações; eficiência com a otimização dos recursos e redução da burocracia, além da sustentabilidade com a redução do uso de papel e otimização dos processos internos.
SEM PAPEL – Iniciado em julho de 2023, o Prefeitura Sem Papel oferta mais de 100 serviços essenciais de forma digital a toda população. O programa consiste em um sistema de documentos e processos administrativos totalmente digital e integrado que possibilita aos cidadãos acompanharem os processos feitos ao Executivo por meio eletrônico (computador, celular, tablet, etc), dando agilidade, transparência e praticidade ao contribuinte, sem a necessidade de comparecer ao prédio do Centro Cívico.