Projetos de captação de água de água na região de Anhembi, cerca de 50 km do centro de Piracicaba, e uma nova estação de tratamento de água na confluência dos rios Piracicaba e Corumbataí, nas proximidades de Santa Terezinha, são duas das propostas apresentadas por Alex (PL) para solucionar o problema de falta de água na cidade.
Dividido e quatro grandes eixos, a terceira parte do Plano de Governo de Alex Madureira, propõe uma série de medidas para combater a atual crise hídrica que afeta a cidade, como a contínua falta d´água, problemas na captação, no manancial e no sistema de abastecimento e as perdas, que chegam a 52%, durante o processo de tratamento até a distribuição de água.
“Piracicaba não tem investimento em captação em tratamento de água desde 1982, quando foi a construída a estação do Capim Fino. Nesses 42 anos a população da cidade cresceu, aproximadamente, cerca de 250 mil pessoas, ou seja, praticamente dobramos o número de habitantes na cidade. Não temos investimentos em nossa captação e distribuição de água desde então. As adutoras, redes de distribuição e as tubulações são mais antigas ainda e também precisam ser substituídas, pois atualmente perdemos mais da metade de toda a água que é tratada no Capim Fino”, afirmou Alex.
A primeira estação da cidade, que fica na região central, perto da Rua do Porto, é antiga e o sistema de tratamento, por sua vez, também, inclusive ainda utiliza gás cloro no tratamento de água; e a estação do Capim Fino não funciona até hoje na sua capacidade total, sendo a capacidade de tratamento da estação de 2.000 litros por segundo, mas ela não está tratando este volume atualmente.
Alex também detalhou três pontos de seu Plano de Governo que dizem respeito as perdas físicas. “Há muitas perdas de água durante o tratamento, em vazamentos e também em ligações clandestinas. Em primeiro lugar vamos modernizar a Estação do Capim Fino, e construir uma nova estação de tratamento; segundo, vamos trabalhar para combater as perdas físicas, descobrir onde estão os vazamentos e melhorar o sistema de tratamento para não perder mais água no processo de tratamento. Terceiro, modernizar o sistema de distribuição da água para sanar as perdas que também acontecem durante o caminho que a água percorre para chegar às casas e, enfim, eliminar de uma vez por todas esse problema”, pontuou.
Reservação
A construção de novos reservatórios por vários pontos de Piracicaba também está incluída no Plano de Governo do candidato.
“Recentemente, o Semae reformou o reservatório da Marechal Deodoro, construído no século 19, onde foram gastos quatro milhões de reais, aproximadamente. Mas com esse dinheiro poderia ter construído quatro novos reservatórios de água, com mais de um milhão de litro, em diferentes locais da cidade. Então vamos melhorar eficiência na reservação de água, construindo novos reservatórios por toda Piracicaba”, concluiu.
Foto de Aldo Guimarães