Desde agosto, o Departamento de Radiologia da Santa Casa de Piracicaba, localizado no subsolo do Hospital Santa Isabel, passou a oferecer o exame de ecocardiografia adulto e infantil. A iniciativa busca expandir os serviços disponíveis e melhorar o atendimento à saúde cardiovascular em Piracicaba e região.
Tiago Meyer, médico responsável pelo novo serviço, destacou a equipe envolvida. “A nossa equipe é composta por cinco cardiologistas que realizam os exames nos adultos e uma médica especializada em ecocardiografia pediátrica”. O atendimento é destinado a pacientes ambulatoriais, que podem agendar seus exames, e também a pacientes hospitalizados. “Nosso serviço funciona 24 horas, 365 dias por ano, nos casos em que há necessidade que o exame seja realizado em caráter emergencial”, completou.
O diferencial do serviço está na tecnologia empregada. Segundo Meyer, “um equipamento recém adquirido pela Santa Casa de Piracicaba” permite a realização de ecocardiografia avançada, que oferece indicadores importantes para atletas e pacientes oncológicos, além de beneficiar aqueles com cardiopatias, doenças das válvulas cardíacas e isquemia.
Meyer também mencionou os planos de expansão deste serviço. “Para um futuro próximo vamos ampliar a nossa capacidade instalada no interior do Departamento de Radiologia para realização de outras modalidades em ecocardiografia já consolidadas. Isso inclui ecocardiogramas sob estresse e transesofágicos, que podem ser realizados de forma ambulatorial e hospitalar”, salientou.
 “Temos médicos já com bastante experiência com esse método”, afirmou Meyer, reforçando a importância do serviço na promoção da saúde da população.
EXAMES
Além do novo exame de ecocardiografia, o prédio, localizado no subsolo do Hospital Santa Isabel, no complexo hospitalar da Santa Casa de Piracicaba, também oferece os serviços de Ultrassonografia, Raio-X, Densitometria Óssea, Mamografia, Tomografia Computadorizada e Ressonância Magnética de alto campo, especialidades que compõem o Departamento de Radiologia da Santa Casa.

Deixe seu Comentário