Por Silvana Duarte Cavicchioli

 

Comemorando 23 anos de existência - criada em 25 de setembro de 2001 por meio da união de empresários, políticos e torcedores, a Associação Amigos do XV de Piracicaba – AAXV foi instituída com a finalidade de incentivar a prática esportiva, formando cidadãos de bem por meio do esporte.

A Associação trabalha principalmente na captação de recursos, junto às empresas e à população, que são destinados à formação de novos atletas nas categorias de formação do Esporte Clube XV de Novembro de Piracicaba. Os atletas da categoria de base, em geral, são meninos de classe social C e D que sonham em ser jogadores de futebol, e enxergam esse futuro na estrutura do Time Alvinegro Piracicabano.

De acordo com o diretor de Esporte da AAXV, Henrique Miranda, a Associação pode falar com prioridade sobre o trabalho bem-feito que é realizado desde a sua fundação. “Eu como ex-atleta da base do XV e profissional de futebol, pude acompanhar, desde o início, os benefícios da Associação na formação não só de atletas, mas de cidadãos. Hoje, como diretor, aprofundei-me mais no assunto e vejo de perto o tamanho da importância do trabalho que desempenhamos na AAXV em prol do nosso Alvinegro”, ressalta.

O CEO do Pecege, membro do Conselho do XV de Piracicaba, e vice-presidente da AAXV, Daniel Sonoda, reforça a importância da união dos piracicabanos e empresas da Cidade para a manutenção da base e o incentivo ao Clube Alvinegro nos campeonatos.

“Estamos tentando consolidar uma linha de formação de atletas dentro e, principalmente, fora de campo. Hoje o futebol não joga só dentro das 4 linhas. O que o jogador faz fora delas conta muito! E muitas vezes é o fator decisivo para que ele siga uma carreira internacional de sucesso”, enfatiza Daniel Sonoda.

Para o jornalista da Rádio Piracicaba, Vitor Prates, é uma alegria fazer parte do Conselho de um Time que tem mais de 110 anos de existência. “Também vejo a importância da Associação Amigos do XV na busca para estruturar e apoiar a caminhada desses jovens sonhadores das categorias de formação do Clube, formando cidadãos de bem por meio da prática esportiva”, destaca Vitor.

PATROCÍNIO

A consultora técnica na área de Projetos da AAXV, Vera Lúcia Carvalho Portella, explica que cada patrocínio é um passo em direção ao futuro brilhante dos jovens atletas. “Iniciei na AAXV na fase de pós-pandemia, que era uma retomada, uma reconstrução, e graças a Deus estamos no caminho certo, conseguindo motivar as pessoas a trabalharem pela causa da AAXV. O esporte é transformador na vida dos jovens”, afirma Vera Lúcia.

O meia-atacante do XV de Piracicaba, Davi Albuquerque Moraes, relembra que em 2019 - com 15 anos de idade fez teste no Time que, na época, era treinado por Rafael Vinícius. “Ele me aprovou e deu início à minha história. Desde então, a minha vida mudou completamente. Ah, mudou muita coisa! Você cresce, amadurece mais rápido. Estar aqui com esses profissionais sempre foi bacana, foi uma coisa que eu sonhei. É a paixão pelo Time! A gente vê a história do Clube, então se inspira. Você se motiva a cada dia que passa. É sempre gratificante estar aqui”, declara Davi.

 Crédito: Silvana Duarte Cavicchioli

Conhecido como ‘Carlão’, o supervisor da categoria de formação, José Carlos da Silva Querino, que há 12 anos atua no cargo e soma mais de 20 anos como atleta do XV de Piracicaba, conta que chegou ao Clube em 1995, com apenas 16 anos de idade, para jogar na categoria profissional.

“Eu jogava no Olímpia. A TAM, que era a patrocinadora na época, comprou o meu passe e me trouxe para Piracicaba. Eu joguei de 1995 a 1997. Fui campeão brasileiro da Série C, e depois tive a saída. Voltei em 2001, 2003, 2010, 2011 e 2012, e em seguida encerrei a minha carreira. Tive a minha vida transformada pelo esporte, principalmente quando cheguei no XV”, relembra José Carlos.

INCENTIVO

A Associação aprovou projetos de Incentivo Fiscal no âmbito Estadual (ICMS) e Federal (IR) que visam captar recursos para a formação dos atletas do Alvinegro Piracicabano, incluindo remuneração para profissionais envolvidos com a equipe, como treinadores e preparadores físicos, além da aquisição de materiais de treino e custos para as competições.

 

Essas doações por meio de renúncia fiscal podem ser feitas por empresas e pessoas físicas que podem redirecionar seus tributos e destinar parte deles em benefício diretamente a projetos de esporte do município por meio da Associação Amigos do XV – AAXV.

 

No caso dos projetos federais a doação pode ser feita por pessoas físicas e jurídicas (tributada por lucro real). As empresas aptas a incentivar projetos aprovados na Lei Federal de Incentivo ao Esporte (Lei nº 11.438/06) podem destinar, dentro do mesmo exercício fiscal, até 2% do Imposto de Renda devido, com apuração anual ou trimestral. 


Já para as pessoas físicas o limite de dedução do IRPF pode chegar a 6%, desde que o contribuinte faça uso da declaração no modelo completo e a destinação ocorra até o fim do ano fiscal. Mais informações por meio do site: https://www.amigosdoxv.org/

 

Para os projetos estaduais, podem fazer uso da Lei Paulista de Incentivo ao Esporte - LPIE empresas contribuintes do ICMS no Estado de São Paulo, que estejam cadastradas na Secretaria da Fazenda Estadual, e o limite de dedução é de 3% do ICMS devido. E se a empresa utiliza ProAC, já está cadastrada para uso da LPIE podendo patrocinar o projeto esportivo da AAXV. Saiba mais informações por meio do fone (19) 99639-8057.

 

A Associação também realiza campanhas de arrecadação, como a doação de 1 kg de alimentos não perecíveis para participar das avaliações das categorias Sub-15 e Sub-17. E, para todos os Piracicabanos que simpatizam com o Clube, a opção de doar qualquer valor a partir de 1 real junto à conta do SEMAE - Serviço Municipal de Água e Esgoto, faz toda a diferença para a manutenção dos meninos da base. Cadastre-se no site: https://www.amigosdoxv.org/

Além disso, empresas e pessoas interessadas em apoiar os jovens atletas, podem entrar em contato com a AAXV. A Associação Amigos do XV está situada a Rua Silva Jardim, 849 – Portão 2 do Estádio Barão de Serra Negra, Bairro Alto, Piracicaba – SP. Telefone: (19) 99639-8057.

Propiciando recursos básicos visando a formação dos atletas do Clube de volta ao topo do futebol paulista e brasileiro, a AAXV continua contribuindo para impulsionar vitórias, solidificando o legado do glorioso Alvinegro Piracicabano.

Pecege: impulsionando o XV de Piracicaba por meio da AAXV




Auditório do Estádio Barão de Serra, revitalizado com apoio do Pecege - Designer Erasmo Spadotto - Crédito: Silvana Duarte Cavicchioli


“O apoio para a reformulação do espaço do XV de Piracicaba é mais uma prova da intenção do Pecege em fazer parte da comunidade alvinegra. É uma pequena homenagem que fizemos, ficou muito bonita a obra de arte. Eu fiquei imortalizado no painel do XV como o Pata Negra”

- Pedro Marques (Fundador do Pecege)


- Um dos mais influentes economistas do mundo

 

“É um privilégio para o Instituto participar de uma atividade que une uma série de valores culturais e esportivos como o XV de Piracicaba que é um patrimônio da cidade. Nos sentimos honrados em colaborar. Sempre que o XV precisar, e a gente puder, pode contar conosco”

- Ricardo Shirota (Presidente do Pecege)

 

 

“A motivação para a reforma do auditório no Barão de Serra Negra, incluindo uma belíssima ilustração ao fundo, é a união de ensino, esporte e arte. Valores que expressam parte da essência do Pecege”

- Daniel Sonoda (CEO do Pecege)



Crédito: Silvana Duarte Cavicchioli


Realizado pela PEU, com incentivo do Pecege, a sala e antessala de Troféus do Estádio Barão de Serra Negra, recebeu iluminação para destacar as conquistas do Time Alvinegro


“Além de deixar o local adequado para receber novas conquistas do time alvinegro, a motivação para instalar uma iluminação adequada na sala de troféus faz parte da revitalização das instalações do Clube. Gostaríamos de incentivar mais empresários da cidade a restaurar ambientes do Barão de Serra Negra e deixar sua marca neste símbolo da cidade”

-Daniel Sonoda (CEO do Pecege)



Foto: Mariana Kasten


Foto: Mariana Kasten



Deixe seu Comentário