Barjas Negri, candidato
da Federação PSDB/Cidadania à Prefeitura de Piracicaba, que também
conta com o apoio do MDB e PDT, participou recentemente do Jornal Regional da
EPTV Campinas, onde respondeu a perguntas feitas
pelo âncora Jonatan
Morel sobre seu Plano de Governo.
Desenvolvimento Econômico
e Projeto Unisul
Jonatan
iniciou a entrevista questionando Barjas sobre o desenvolvimento econômico, focando
especificamente no projeto Unisul e por que o projeto não avançou
anteriormente. Barjas explicou que o principal
entrave foi a desapropriação do terreno destinado ao Unisul. Parte do terreno
estava localizada no município de Rio das Pedras, o que gerou
complexidades jurídicas e atrasos significativos.
Esses problemas foram resolvidos apenas em dezembro de 2020. Desde então, o terreno, com mais de 130 mil mZ, está
disponível para a Prefeitura de Piracicaba. "Embora não seja um terreno muito extenso, ele tem
potencial para acomodar de quatro a cinco empresas, cada uma com uma área de 10 a 20 mil mZ", detalhou Barjas.
Barjas também discutiu
suas estratégias para atrair mais empresas para Piracicaba, destacando a importância de oferecer infraestrutura adequada e criar um ambiente
favorável para novos investimentos.
Ele mencionou que o interior de São Paulo é atraente para empresas devido à sua infraestrutura, como abastecimento de água, coleta de esgoto,
energia elétrica, rede de gás e infraestrutura viária. "Empresas que
querem se instalar no Estado de São Paulo olham primeiro para a metrópole, que está congestionada, e
acabam considerando o interior como uma alternativa. A qualificação profissional também é essencial", destacou
Barjas. Ele mencionou ainda o sucesso do Uninorte,
onde a prefeitura cedeu o terreno e a infraestrutura ficou por conta dos
empresários, resultando no crescimento de quatro para 77 empresas durante seu mandato.
Saúde Pública e Ampliação
do Hospital Regional
Jonatan
então questionou Barjas sobre a ampliação do Hospital Regional. Barjas explicou que o
hospital, criado com 132 leitos, atendeu mais de 120 mil pessoas no último ano,
com mais de 12 mil novas cirurgias realizadas. "Foi uma obra muito importante durante minha gestão.
Embora o
hospital
seja administrado pelo Estado, e o custeio também, é fundamental ampliar a
capacidade. Acredito que é possível
adicionar mais 42 leitos com um investimento relativamente pequeno. No meu Plano de Governo,
incluí a ampliação do Hospital Regional", afirmou Barjas.
Mortandade de Peixes no Rio Piracicaba
Sobre a recente mortandade de peixes no
rio Piracicaba, Jonatan perguntou como evitar
futuras tragédias. Barjas destacou a existência de comitês e órgãos
responsáveis, como o DAEE (Departamento
de Águas e Energia) e a CETESB (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo), que fiscalizam a qualidade da água. "Piracicaba, junto com Rio Claro, Maringá
e Limeira, possui
uma das maiores taxas de
tratamento de esgoto do Brasil, o que reduz significativamente o impacto ambiental", explicou. Ele enfatizou que a mortandade de peixes foi agravada pela falta de ações mais contundentes
por parte do Estado, dos deputados de Piracicaba e do próprio prefeito. "É
necessário cobrar mais efetivamente do Conselho Estadual
do Meio Ambiente e do DAEE, e criar comissões
de estudos na Assembleia
Legislativa para garantir a proteção da bacia do Piracicaba, que abastece a Região Metropolitana de São Paulo.
A água dessa bacia é crucial para nossa região", concluiu Barjas.
Trânsito e Transportes
Durante a entrevista, foi destacado que
Piracicaba é a segunda cidade com mais mortes no trânsito por habitante. Jonatan Morel questionou Barjas Negri
sobre suas propostas para melhorar essa situação.
Barjas explicou que um dos principais
desafios é o alto volume de trânsito na cidade. "Uma parte significativa desse problema pode ser resolvida
com a conclusão do anel viário. Atualmente, os primeiros 14 quilômetros do anel viário
foram concluídos pelo Estado. Incluímos
na nova concessão a extensão
do anel viário até a entrada da Cosan (Piracicaba/Charqueada) e até Itaperu. A
conclusão desse projeto nos próximos anos poderá reduzir o trânsito em Piracicaba em até 25%."
Ele também destacou a necessidade de obras
adicionais. "Além disso, é fundamental que o prefeito implemente novas pontes e viadutos e alargue avenidas.
O problema atual é que muitas avenidas
estão sendo concretadas simultaneamente, especialmente nas entradas e saídas da
cidade, o que causa transtornos
para a população. Não houve planejamento adequado e os custos das obras atuais,
estimados em R$ 200 milhões,
terão que ser cobertos pelos próximos prefeitos. O trânsito não está melhorando porque não houve uma intervenção viária de grande escala."
Barjas enfatizou que, durante sua gestão,
foram realizadas obras significativas para melhorar a mobilidade urbana,
como a construção de pontes,
viadutos e alargamento de avenidas. "Essas
medidas são essenciais para enfrentar os problemas de trânsito e garantir uma melhor qualidade de vida para os habitantes de Piracicaba", concluiu.