3. A Voz

“A voz é o meio mais natural, artístico e espontâneo de se fazer música com o corpo humano (COSTA, 1998, p.13).”

E qual não é o fascínio que a voz exerce em nossas vidas, desde a voz do nosso artista preferido, ao locutor que imaginamos como é de acordo com sua voz e até ouvir a voz das pessoas que amamos. Se estivermos distantes, então, ouvir uma voz conhecida, nos traz conforto.

Eu tive a honra de ver o nascimento da minha sobrinha. Foi a coisa mais linda que já vivi, ao nascer ela chorava, mas quando minha irmã falou com ela, parou na hora ouvindo a voz da mãe. Ela a reconheceu imediatamente.

Então a nossa voz é o meio de comunicação mais especial que podemos ter, porém inúmeras vezes não damos a devida atenção à sua saúde.

Os bebês ouvem dentro do ventre materno e dessa forma trabalhamos com a musicalização infantil desde a mais tenra idade ajudando no desenvolvimento de diversas habilidades da criança.

Mas por vezes não nos atentamos para o “poder” da nossa voz e pouco nos importamos com a nossa saúde vocal.

A saúde vocal, perpassa por muitos caminhos, desde a nossa alimentação, hidratação, sono e ambiente sonoro. Se ingerimos alimentos que nos dão refluxo gástrico, não conseguiremos utilizar a nossa voz direito. Se não nos hidratarmos suficientemente, nossas pregas vocais ficarão prejudicadas, ao dormir pouco não temos o tempo que o corpo precisa para se refazer e o ambiente sonoro, onde você precisa elevar muito o som da sua voz também, fará com que se esforce demais, podendo afetar sua fonação.

Dito isso, vamos nos concentrar em ter uma voz saudável? Mas para que eu quero isso?

Para passar melhor “sua” mensagem ao mundo, falar mais articuladamente fará com que te compreendam melhor, respirar e fazer pausas durante seu discurso, o ajudará a pensar e elaborar melhor o que irá dizer.

Aliás, respirar é o cerne da voz falada ou cantada, então respire, respire, respire...


 

Wana Narval

Cantora, pedagoga, licenciada em Música, mestre em Educação e escritora, é uma artista atuante na cidade de Piracicaba, participando de diferentes projetos culturais. Já cantou como back vocal com a dupla Cézar e Paulinho e foi vocalista na banda Opus, Falando da Vida, Revivendo. Intérprete versátil e eclética, domina diversos estilos musicais e canta em variadas línguas, atualmente integra a Banda Claro Cristal, Banda JáQue, Ternamente eclético, Casa de Noel, como a Mamãe Noel e o Duovox.

Instagram @wananarval

Email wanabackvocal@hotmail.com


Deixe seu Comentário


Marcos Antônio de morais - 05/09/2024 14h59
Excelente texto sobre a importância da voz e da respiração. Parabéns Wana!