Apesar do índice da CNN apontar a possibilidade de segundo turno em Piracicaba, essa hipótese ainda é incerta, pois o índice da CNN é um agregador de pesquisas. Isso significa que ele compila os resultados de todas as pesquisas registradas no TSE (Tribunal Superior Eleitoral), calcula a soma e divide pelo número total de pesquisas, chegando a uma média. No entanto, essa média não garante uma estimativa precisa das intenções de voto de todos os candidatos.

Em Piracicaba, já foram divulgadas dez pesquisas de opinião, e Barjas Negri, candidato da Federação PSDB/Cidadania, continua isolado na liderança. Segundo o site da CNN, pelo agregador de pesquisas, Barjas Negri (Federação PSDB/Cidadania) está em primeiro lugar com 41%, seguido por Helinho Zanatta (PSD), com 13%, Alex Madureira (PL), com 11%, e a Professora Bebel (Federação PT, PV e PCdoB), com 8%. O candidato do Podemos, Paulo Campos, aparece com 7%. O levantamento é de 15 de agosto. O atual prefeito, Luciano Almeida, não teve votos suficientes para entrar no índice, oscilando entre 1% e 4% no cenário político piracicabano, o mesmo acontecendo com Edvaldo Brito (Avante) e Vinícius Bená (PCB).

Nas pesquisas mais recentes, registradas no TSE, Barjas Negri lidera com uma margem considerável sobre o segundo colocado. Na pesquisa Todo Dia/Ágili, Barjas tem 54,5%; pelo Instituto ASN, ele lidera com 54,2%; e pela VOX Brasil, aparece com 51,4%. Em todas essas pesquisas, Barjas Negri venceria as eleições no primeiro turno.

ENTENDA O AGREGADOR DE PESQUISAS

Um agregador de pesquisa eleitoral é uma ferramenta ou plataforma que coleta e organiza os resultados de diversas pesquisas eleitorais realizadas por diferentes institutos e fontes. O objetivo é fornecer uma visão consolidada e mais abrangente das intenções de voto ou opiniões sobre candidatos e partidos durante uma eleição.

Esses agregadores geralmente realizam uma média ponderada das pesquisas ou utilizam métodos estatísticos para combinar os resultados, levando em conta fatores como a data da pesquisa, o tamanho da amostra e a metodologia usada por cada instituto. Isso permite ao usuário acompanhar tendências, comparar dados e obter uma perspectiva mais precisa do cenário eleitoral.

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