Apesar do índice da CNN apontar a possibilidade
de segundo turno em Piracicaba, essa hipótese ainda é incerta, pois o índice da
CNN é um agregador de pesquisas. Isso significa que ele compila os resultados
de todas as pesquisas registradas no TSE (Tribunal Superior Eleitoral), calcula
a soma e divide pelo número total de pesquisas, chegando a uma média. No
entanto, essa média não garante uma estimativa precisa das intenções de voto de
todos os candidatos.
Em Piracicaba, já foram divulgadas dez pesquisas
de opinião, e Barjas Negri, candidato da Federação PSDB/Cidadania, continua
isolado na liderança. Segundo o site da CNN, pelo agregador de pesquisas,
Barjas Negri (Federação PSDB/Cidadania) está em primeiro lugar com 41%, seguido
por Helinho Zanatta (PSD), com 13%, Alex Madureira (PL), com 11%, e a
Professora Bebel (Federação PT, PV e PCdoB), com 8%. O candidato do Podemos,
Paulo Campos, aparece com 7%. O levantamento é de 15 de agosto. O atual
prefeito, Luciano Almeida, não teve votos suficientes para entrar no índice,
oscilando entre 1% e 4% no cenário político piracicabano, o mesmo acontecendo
com Edvaldo Brito (Avante) e Vinícius Bená (PCB).
Nas pesquisas mais recentes, registradas no TSE,
Barjas Negri lidera com uma margem considerável sobre o segundo colocado. Na
pesquisa Todo Dia/Ágili, Barjas tem 54,5%; pelo Instituto ASN, ele lidera com
54,2%; e pela VOX Brasil, aparece com 51,4%. Em todas essas pesquisas, Barjas
Negri venceria as eleições no primeiro turno.
ENTENDA
O AGREGADOR DE PESQUISAS
Um agregador de pesquisa eleitoral é uma ferramenta
ou plataforma que coleta e organiza os resultados de diversas pesquisas
eleitorais realizadas por diferentes institutos e fontes. O objetivo é fornecer
uma visão consolidada e mais abrangente das intenções de voto ou opiniões sobre
candidatos e partidos durante uma eleição.
Esses agregadores geralmente realizam uma média
ponderada das pesquisas ou utilizam métodos estatísticos para combinar os
resultados, levando em conta fatores como a data da pesquisa, o tamanho da
amostra e a metodologia usada por cada instituto. Isso permite ao usuário
acompanhar tendências, comparar dados e obter uma perspectiva mais precisa do
cenário eleitoral.