Barjas Negri, candidato a prefeito de Piracicaba pela Federação PSDB/Cidadania – MDB – PDT, participou do primeiro debate entre os concorrentes ao cargo de prefeito de Piracicaba, na noite de quarta-feira (21), promovido pela Band Campinas, com transmissão simultânea pelo canal da emissora no YouTube.

Durante o debate, Barjas enfatizou que a saúde pública será uma prioridade em seu governo, caso seja eleito. "Vou recompor o orçamento da saúde e garantir que a população seja bem atendida", afirmou.

O debate foi conduzido pelo jornalista e diretor de jornalismo da Band Campinas, Valter Sena. Além de Barjas Negri, que lidera todas as pesquisas de opinião divulgadas até o momento, participaram do debate os candidatos Alex Madureira (PL), Edvaldo Brito (Avante), Helinho Zanatta (PSD), Luciano Almeida (PP), Paulo Campos (Podemos) e Professora Bebel (Federação PT/PV/PCdoB).

Por falta de representatividade na Câmara dos Deputados, o candidato do PCB, Vinícius Bená, não pôde participar. De acordo com a Resolução TSE 23.610/19, partidos precisam ter pelo menos cinco deputados federais até 20 de julho do ano eleitoral para garantir participação em debates, o que não é o caso do PCB.

O debate foi dividido em cinco blocos. No primeiro, os candidatos fizeram perguntas entre si com tema livre. No segundo, responderam a perguntas enviadas pela população de Piracicaba, com sete temas sorteados. No terceiro bloco, os candidatos voltaram a se questionar, desta vez com temas sorteados.

O quarto bloco trouxe um confronto direto entre os candidatos, com perguntas e respostas. O quinto e último bloco foi reservado para as considerações finais de cada candidato. Barjas Negri também destacou os resultados obtidos na área da educação durante suas gestões anteriores e criticou a administração atual por não ter construído nenhuma escola de educação infantil nos últimos quatro anos. "Deixamos a escola de educação infantil do Tatuapé com 85% das obras concluídas, e o atual governo não conseguiu terminar em quatro anos. Vamos investir na construção de novas escolas de educação infantil", prometeu. Na segurança pública, Barjas ressaltou suas conquistas anteriores, como a instalação do CPI-9, do Deinter-9, do Grupamento Águia, do 10º BAEP (Batalhão de Ações Especiais da Polícia Militar), da Delegacia da Mulher, além da implantação da Patrulha Maria da Penha na Guarda Civil Municipal. Ele também afirmou que, se eleito, trabalhará para que os deputados estaduais aliados ao governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) consigam trazer mais policiais para Piracicaba.

Barjas criticou ainda o governo atual, dizendo que Piracicaba foi deixada de lado durante a gestão de Luciano Almeida. "A atual administração priorizou o recapeamento e a concretagem das principais avenidas da cidade, mas abandonou os bairros da periferia. É necessário que a prefeitura faça uma operação tapa-buracos eficiente, conserve bem as vias públicas e pavimente os pequenos trechos que ainda não têm asfalto. É preciso garantir igualdade para todos", concluiu.

O próximo debate entre os candidatos a prefeito está marcado para o dia 28 de setembro, na EPTV Campinas. O horário e as regras do debate ainda serão definidos em uma reunião a ser agendada pela emissora com as assessorias dos candidatos.

Foto: Paulo Ricardo

Por Ronaldo Castilho

Deixe seu Comentário