Pelo segundo ano consecutivo, o CNPq aprova projeto do Instituto Pecege para a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), que será realizada, gratuitamente, entre os dias 15 e 19/10/2024 com o tema “Biomas do Brasil: diversidade, saberes e tecnologias sociais”; com atividades como Exposição Imersiva, Palestras, Visitas Guiadas, Feira de Carreiras e Hackathon.

Instituído pelo Governo Federal, com objetivo de aproximar a sociedade da ciência e tecnologia para a divulgação e popularização da ciência com ações por todo Brasil, em Piracicaba a 21ª edição da SNCT será realizada pelo Pecege e seus parceiros com recursos do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI). Além da programação, haverá exposições itinerantes nas cidades de Limeira, Rio Claro e Capivari, assim como no Museu ‘Luiz de Queiroz’ da USP/Esalq - em datas posteriores ao evento.

A ministra do MCTI - Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, destacou que a SNCT é o maior evento de divulgação científica do Brasil e tem o objetivo de mobilizar a população, em especial crianças e jovens, em torno de temas e atividades de ciência e tecnologia, valorizando a criatividade com a ideia de despertar o interesse sobre esse tema desde a infância. “A partir do decreto do ano passado, a SNCT passa a ser uma ação integrante do Programa Nacional de Popularização da Ciência (POP Ciência), o que significa uma melhor organização e fortalecimento de ações e popularização da ciência no território nacional”, explica.

Segundo a ministra, a escolha do tema representa o comprometimento do evento em abordar questões cruciais relacionadas à biodiversidade que é única no Brasil, incorporando a riqueza de conhecimentos tradicionais e explorar o papel transformador da tecnologia social. “Ao destacar os biomas do Brasil, diversidades, saberes e tecnologias sociais, reforçamos o nosso compromisso com a construção de um futuro sustentável, no qual a ciência e a tecnologia são aliadas fundamentais na preservação da riqueza natural e cultural do País”, destaca Luciana Santos.

De acordo CFO do Pecege, Luís Henrique Andia, esse recurso destinado pelo MCTI é de extrema relevância para a realização da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, salientando que “só conseguimos viabilizar este pleito por conta da competência e capacidade técnica dos nossos associados”, ressalta Andia.

Em 2023, o Pecege e demais instituições parceiras realizaram a primeira edição do SNCT no Instituto, com ações junto à comunidade da Região Metropolitana de Piracicaba - RMP. O projeto visa alcançar professores e estudantes do Ensino Fundamental e Médio, além da Educação Superior, visando a divulgação do conhecimento científico, tecnológico e inovador.

Instituições participantes

▪ Instituto de Pesquisas e Educação Continuada em Economia e Gestão de Empresas (Pecege);

▪ Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (Esalq) /Universidade de São Paulo (USP): Grupo CRECIN (Centro de Referência em Ensino de Ciências da Natureza) e Museu "Luiz de Queiroz”;

▪ Unicamp: Faculdade de Ciências Aplicadas (FCA) e Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP);

▪ Faculdade de Tecnologia do Estado (Fatec) Deputado Roque Trevisan

▪ Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), Campus Piracicaba e Campus Capivari;

▪ IPEF: Instituto de Pesquisas e Estudos Florestais.

A 21ª Edição da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia será realizada no Instituto Pecege, situado à Avenida Cezira Giovanoni Moretti, 580 - Santa Rosa, Parque Tecnológico, Piracicaba-SP.  Mais informações e agendamentos de escolas podem ser feitos por meio do e-mail: snct@pecege.com

Deixe seu Comentário