A Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo (Semdettur), tem inscrições abertas para a 2ª edição do Concurso de Fotografia Calendário Turístico Visite Piracicaba. As fotografias selecionadas, que devem ilustrar os atrativos turísticos da cidade, vão fazer parte do calendário de mesa Visite Piracicaba 2025. As imagens devem ser enviadas até o dia 6 de setembro.
O concurso é organizado para celebrar o Dia Internacional do Turismo, comemorado no dia 27 de setembro, e tem o objetivo de envolver os moradores e turistas de Piracicaba na escolha dos mais belos atrativos turísticos da cidade, por meio de fotografias, valorizando o que eles têm de melhor e preservando a memória cultural e ambiental do município.
Os interessados podem se inscrever até o dia 6 de setembro por meio de formulário eletrônico acessando o link https://forms.gle/
As inscrições são gratuitas e o edital completo poderá ser acessado no Diário Oficial do Município, publicado hoje, 20/08, e disponível no Portal da Prefeitura de Piracicaba (https://diariooficial.
Serão selecionadas 13 fotografias para os 12 meses do ano e a capa do calendário. A fotografia que for classificada como a melhor irá ocupar a capa do calendário e o autor também receberá como prêmio um passeio da Rota Cervejeira de Piracicaba, oferecido pela Agência Engenho da Notícia, com direito a um acompanhante.
REQUISITOS – Podem participar pessoas com idade a partir dos 18 anos, não sendo obrigatório residir em Piracicaba. Já as imagens precisam ser fotografadas apenas em áreas localizadas no município de Piracicaba. A fotografia deverá ser inédita, isto é, nunca ter sido publicada antes, e de autoria própria.
Uma comissão julgadora, constituída pela Prefeitura de Piracicaba, vai considerar os seguintes critérios de avaliação: qualidade técnica, como foco, nitidez e iluminação; originalidade e criatividade, destacando ângulos inusitados; relevância para o tema, com fotos que destacam os principais pontos turísticos da cidade; impacto visual, com imagens que despertem o interesse no espectador; narrativa e contexto, em que as imagens contem uma história sobre o ponto turístico representado; apelo turístico, para que as fotos despertem o desejo de visitar os pontos turísticos representados.