Em sessão Magna realizada no ‘Salão Nobre Helly de Campos Melges’ da Câmara Municipal, na última quarta-feira (14), o Instituto Histórico e Geográfico de Piracicaba – IHGP, comemorou 57 anos de existência na Cidade. Na ocasião, foi concedida a Medalha ‘Prudente de Morais’ ao economista – fundador do Pecege, Pedro Valentim Marques, entre outros laureados.

O fundador do Pecege, Pedro Marques, diz que se sente lisonjeado por ter sido agraciado com a medalha Prudente de Morais. “Foi uma longa jornada desde o curso primário numa escola pública na zona leste de São Paulo, cheia de obstáculos que foram superados com muita luta e dedicação. A educação transforma e abre portas inimagináveis, não desistam de seus sonhos”, ressalta.

Também foram empossados novos membros no IHGP, como o professor do Departamento de Economia, Administração e Sociologia da USP/Esalq e do Pecege, Carlos Eduardo de Freitas Vian. “É uma honra fazer parte dessa Instituição. É uma comemoração importante para o Instituto e para a Esalq. Também é algo bastante relevante porque eu tomando posse, o professor Pedro Marques sendo homenageado junto com a professora Ivani, que é esposa de um dos nossos docentes sêniores - professor Evaristo, é uma honra para o nosso departamento”, afirma Carlos Eduardo Vian.

De acordo com o presidente do IHGP, Edson Rontani Júnior, nesta data é comemorado os 57 anos do Instituto e os 257 anos de Piracicaba. “Então o que nós temos hoje é uma sessão Magna recheada de eventos, como a entrega da Medalha Prudente de Morais - primeiro presidente civil do País, que é o patrono do IHGP e desse prédio principal ‘Dr. Prudente de Morais’ e de todo o seu contexto histórico”.

O presidente do IGHP explica que são escolhidas até três pessoas ao ano para laurear com essa Medalha. Esse ano foi o professor Pedro Marques, Antônio Osvaldo Storell e a Evani Fava Neves, cada um com a sua dedicação junto à sociedade, e que Pedro Marques, sem comentários, um homem de visão, sendo que em 1986 criou o Pecege, sendo que hoje há a Faculdade, o Instituto, os MBAs, enfim, todo conhecimento que é compartilhado, não somente com Piracicaba, mas com o mundo por meio dos cursos oferecidos.

“Também o que nos levou a escolher o professor Pedro Marques foi a sua indicação como um dos economistas mais influentes do Brasil. Podendo, inclusive, ranquear a nível mundial e levar para fora de nosso município o nome de Piracicaba. Então, a importância é muito grande, a gente se sente lisonjeado por estar no dia a dia com pessoas como essas, principalmente como o professor Pedro Marques”, destaca Rontani.

Durante as comemorações também houve palestra ministrada pelo professor Paulo Affonso Leme Machado sobre ‘A Defesa Jurídica do Rio Piracicaba’, e apresentação do Hino Nacional e do Hino de Piracicaba exibidos pela Corporação União Operária.

Deixe seu Comentário