A Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente (Simap), em um acordo de cooperação com a Unimep (Universidade Metodista de Piracicaba), começou na terça-feira (6) triagem e atendimento de animais/pets por meio do Departamento de Bem Estar Animal (DBEA). As consultas – realizadas pela Clínica Escola da Unimep – são voltadas para o público de baixa renda, inscrito no CadUnico, ou que possuam uma renda de até três salários-mínimos, bem como para as protetoras que realizarem o cadastro junto ao DBEA.
Por meio da parceria com a Unimep, a instituição disponibiliza o local – Campus Centro, à rua Dom Pedro II, nº 791 – para que os veterinários do DBEA façam a triagem dos animais, e quando necessário, encaminhem para as clínicas credenciadas para consultas ou atendimentos mais complexos, como cirurgias.
Os atendimentos e consultas acontecem de segunda a sexta-feira, das 12h às 18h. Para ter acesso, é necessário enviar mensagem para (19) 9.9878-7226 solicitando a vaga, bem como fazer o cadastramento do tutor e seu pet no DBEA, por meio do cartão PiraCidadão. No dia da consulta será necessário apresentar CPF ou cartão PiraCidadão, comprovante de residência, folha espelho do CadÚnico e comprovante de Renda (até três salários-mínimos).
Cabe esclarecer que aos finais de semana, os casos (ou atendimentos) de emergência devem ser solicitados diretamente ao DBEA, por meio do telefone (19) 3427-2400, das 7h30 às 11h30.
É importante lembrar que, desde o início do ano, a Prefeitura faz o credenciamento de clínicas veterinárias para realização de consultas, cirurgias, exames laboratoriais e de imagem, entre outros procedimentos, de animais recebidos e atendidos pelo Departamento de Bem Estar Animal. “Os animais que necessitarem de cirurgias de alta complexidade serão encaminhados para as clínicas conveniadas aptas a receber estes animais que, no momento, são a Doggeria e a Vetcore”, informou a coordenação do DBEA.