A 2ª edição da Expo ESG Piracicaba mostrou que a ideia de falar sobre os temas ambiental, social e governança continua sendo uma necessidade para as cidades, empresas e organizações. A abertura do evento ocorreu na manhã de hoje (1ª de agosto), com a participação de autoridades, organizadores e convidados.
A palestra de abertura coube a uma das vozes mais influentes em sustentabilidade empresarial, Denise Hills, convidada para abrir a Expo 2024 a convite da FIA Business School, que conduziu e organizou a curadoria de conteúdo do evento através do projeto educacional Stakeholders e ESG.
Pelo segundo ano, a Expo ESG Piracicaba surge como o epicentro de conhecimento e insights valiosos, reunindo palestras inspiradoras, debates provocativos e painéis enriquecedores com especialistas que lideram o caminho na vanguarda da sustentabilidade empresarial e da agenda ESG.
Em sua extensa grade de palestras, sendo 55 no total, os especialistas estão abordando temas cruciais, desde estratégias para a sustentabilidade até os desafios práticos da implementação ESG, passando por questões relevantes como liderança, diversidade e inclusão, relações empresa-comunidade, os imperativos da preservação da Amazônia, o papel do mercado financeiro, direitos humanos, ética nas relações empresariais, entre outros temas de relevância inquestionável.
Além dos painéis e workshops, os visitantes poderão conferir nos estandes espalhados pelo espaço as práticas ESG de empresas e entidades. Estudantes do ensino médio estão participando de oficinas e propondo soluções para problemas reais baseados nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
Oficina de Design Thinking
Alunos do curso técnico em Administração da Escola Estadual Monsenhor Jeronymo Gallo estiveram presentes no primeiro dia da Expo ESG. Assistiram à palestra “Inovabilidade: Transformando desafios em Oportunidades para a Sustentabilidade Empresarial”, com Denise Hills, e participaram da Oficina de “Design Thinking: Objetivos para o desenvolvimento sustentável”.
De acordo com a professora Flávia Paschoal, responsável na escola pelo PAEET (Programa de Apoio ao Estudante do Ensino Técnico), o tema está alinhado ao conceito de ESG, estudado no primeiro semestre na disciplina de Introdução à Administração. “A participação em eventos corporativos, como a Expo ESG, é importante para que os alunos tenham formação alinhada à realidade do mercado de trabalho”, afirmou.
Na palestra, os estudantes viram que o grande desafio da sociedade, empresas e governos é evitar que o aquecimento global comprometa a sobrevivência humana. Neste contexto, puderam verificar como as mudanças climáticas impactam a economia e a importância das organizações adotarem, de imediato, práticas sustentáveis que contribuam não apenas para a preservação, mas também para a regeneração do meio ambiente. Na oficina, refletiram sobre os 17 objetivos da Agenda 2030 da ONU (Organização das Nações Unidas) e propuseram, em grupos, soluções práticas para que estas metas possam ser atingidas.
Caminhada PET e corrida
Toda a programação da 2ª EXPO ESG segue na sexta-feira. Já no sábado uma caminhada PET, com feira de adoção de filhotes, mutirão de vacinação e arrecadação de doações para o Projeto Potinho Cheio, que cuida de animais da cidade. No domingo, ocorre a Corrida ESG, que reverterá todo o valor arrecadado com suas inscrições para causas sociais. A previsão é que a corrida reunirá pelo menos 7 mil corredores o que fará dela o maior evento da categoria no interior do estado de São Paulo.
Serviço:
2ª Expo ESG Piracicaba
Data: até 4 de agosto
Hora: 8h às 18h30
Local: Parque do Engenho Central de Piracicaba - Av. Dr. Maurice Allain, 454 - Vila Rezende
Inscrições: expoesg.com/inscricoes
Site: https://expoesg.com/
Gratuito