A partir de hoje, 14/03, até o dia 24/03, Piracicaba participa das ações do Dia S contra o sarampo e rubéola, conforme orientação do Ministério da Saúde e Secretaria Estadual de Saúde. A ação busca identificar a ocorrência de casos suspeitos das doenças que não tiveram acesso ao sistema de saúde ou que não foram detectados pelo sistema integrado de vigilância. Além da identificação dos casos, será documentada a ausência da circulação do vírus, fazendo assim, a manutenção da eliminação das doenças em todo o território estadual.

Para isso, a Secretaria de Saúde convocou as unidades de saúde da Atenção Básica do município a realizarem a busca ativa prospectiva e retrospectiva destas doenças. “Na busca Prospectiva, os serviços de saúde identificam pessoas com sinais e sintomas de sarampo ou rubéola e realizam a notificação desses casos. Já na busca Retrospectiva, é feito levantamento de fontes de informação como prontuários clínicos e fichas de atendimento em serviços de saúde; e busca por indivíduos que apresentaram sinais e sintomas nos últimos 30 dias”, explicou Karina Corrêa Contiero, coordenadora de Vigilância em Saúde (Cevisa) de Piracicaba.

PREVENÇÃO – A vacinação é a forma mais efetiva de prevenção. A população de 1 a 29 anos deve receber duas doses, sendo a primeira com a tríplice viral aos 12 meses e a segunda aos 15 meses com a tetraviral ou tríplice viral + varicela. Já entre os 30 a 59 anos, uma dose da vacina tríplice viral, se não vacinado anteriormente. Os trabalhadores da saúde devem receber duas doses da vacina tríplice viral independentemente da idade. Com intervalo de 30 dias entre as doses. A vacina tríplice viral é contraindicada durante a gestação. As gestantes não vacinadas ou com esquema incompleto deverão receber a vacina no puerpério.

AS DOENÇAS – Os sintomas de sarampo são exantema (manchas vermelhas) no corpo e febre alta (acima de 38,5°) acompanhada de um ou mais dos seguintes sintomas: tosse seca, irritação nos olhos (conjuntivite), nariz escorrendo ou entupido. Já a rubéola apresenta os seguintes sintomas: febre, dor de cabeça, exantema (manchas rosadas), gânglios cervicais aumentados.

Deixe seu Comentário