Na terça feira comemoramos a Independência do Brasil proclamada por D. Pedro I há 199 anos, mas não é dessa independência que eu quero discorrer aqui, vou tentar buscar um outro sentido para a frase "independência ou morte " e aí eu pergunto: o que é ser independente?

Logicamente serão várias as respostas dependendo do seu autor. Para o desempregado a resposta é  emprego; para o faminto, alimento; para o analfabeto, educação; para o órfão, família; para o professor, melhores salários; para o endividado, dinheiro e assim sucessivamente, mostrando que para uma mesma palavra há vários significados.
E então, o que significa morte que não seja o fim da vida?

Para os sonhadores é o fim dos sonhos; para os esperançosos, o fim da esperança; para os idealistas, o fim do ideal; para os conquistadores o fim dos objetivos e assim também sucessivamente.

É importante que o leitor entenda que para tudo na vida há várias interpretações e vários significados, variando de pessoa para pessoa, fato que nos impede de fazer um julgamento das ações alheias sem correr o risco da injustiça, simplesmente porque não sentimos na pele o que o outro sente.

Somos donos dos nossos atos e responsáveis por nossas escolhas e devemos responder por eles. Não nos cabe julgar os outros segundo os nossos valores. O dia que todos entenderem isso poderemos sonhar com um mundo melhor. 

Colunista: Carlos Eduardo Gaiad - Jornalista

Deixe seu Comentário