A cada 15 dias em nosso site a Jornalista Cristiane Sanches estará com sua Coluna Papo com Cris.



Vida nova na Itália

 

Eliana da Penha Silveira deixou o Brasil para ser sócia de empresa em Mântova

 

 

A vida não deu nada de “mão beijada” para a empresária Eliana da Penha Silveira, sócia da Galvani & Cipriani Cidadania Italiana. Porém, com foco, determinação e uma generosa dose de simpatia e carisma, ela soube conquistar cada vitória na vida pessoal e profissional. Vivendo atualmente em Mântova, no norte da Itália, essa piracicabana de coração (como ela se define) trabalha desde os 13 anos, quando ingressou na então Guarda Mirim de Piracicaba. Foi por meio da instituição que conquistou seu primeiro emprego no Grupo Dedini, onde fez uma longa carreira. Cursou duas faculdades, foi secretária executiva, dona da Cantina da Li, assessora parlamentar na Câmara de Vereadores e, há cinco anos, realizou o sonho de viver a experiência de morar num outro país e conhecer novas culturas.

 

O oceano que separa Eliana do Brasil é apenas um detalhe para essa empresária que faz questão de cultivar suas raízes em Piracicaba. Por meio dela, a Galvani & Cipriani Cidadania Italiana construiu uma “ponte” segura e confiável para quem deseja morar, estudar ou trabalhar na Europa.

 

Por que você decidiu ir morar na Itália e como foi sua adaptação?

Fui convidada por meu filho Thiago e minha nora Adriene, que já estavam morando na Itália. Era um sonho que eu acalentava desde a adolescência. Minha adaptação foi imediata, quando cheguei aqui me apaixonei por Mântova. Hoje vivo com meus filhos Thiago e Renan, minha nora e meus três netos: Gabriel, Isaac e Rebecca. Confesso que estou vivendo os melhores momentos da minha vida.

 

É bom viver em Mântova?

Lembra uma cidade do interior, histórica, organizada, confesso que no início estranhei o frio, mas já me acostumei. Por ser uma cidade histórica, sempre temos eventos culturais. Conheci muitos italianos e me apaixonei por ir aos bosques colher funghi.  É um sonho.

 

E como surgiu a Galvani & Cipriani?

A empresa foi criada pela minha nora Adriene, que viu uma oportunidade de negócio após passar por dificuldades com o processo de cidadania pelo qual ela passou. O nome é uma homenagem aos bisavós italianos dela, que foram para o Brasil viver uma história de amor. Ela convidou a mim e a uma amiga, a Elisângela Cristina da Silva, para sermos sócias na Galvani & Cipriani.

 

Quais são os serviços que a empresa presta?

Fazemos pesquisa e busca de documentos no Brasil e na Itália, tradução juramentada e apostilamento, retificações e certidão tardia, análise e montagem da pasta via materna e paterna judicial, e indicamos prestadores de assessoria na Itália. Recentemnete, passamos a atender também pessoas que buscam as cidadanias portuguesa e espanhola.

 

E quais são os serviços mais requisitados?

Sem dúvida alguma a pesquisa e a busca de documentos. Inicialmente a pesquisa da certidão italiana de nascimento. Hoje, o carro-chefe é a via judicial, que permite a um grupo familiar da descendência fazer em conjunto num mesmo processo, não necessitando ir à Itália.

 

Quanto tempo demora o processo de obtenção da cidadania italiana?

Se for feito via consulado, leva até dez anos; vindo para a Itália, de 60 a 90 dias; por via judicial, o processo tem duração de dois anos a dois anos e meio, sem precisar vir para a Itália, e pode ser feito por um grupo familiar de descendentes por linha sanguinea. Essa última modalidade, a via judicial, é a que tem melhor custo benefício e é a mais acessível financeiramente.

 

Quais as vantagens de se ter cidadania italiana?

Com o passaporte italiano você tem acesso a 27 países da Comunidade Européia para

viver legalmente, trabalhar, estudar; há também a naturalização para o cônjuge; pais e sogros têm permissão para viver na Itália; sem contar a educação de qualidade que é proporcionada aos filhos. Outra vantagem é que não há exigência de vistos para entrada nos Estados Unidos, onde se pode viver legalmente com passaporte italiano.

 

Quanto uma pessoa pode gastar, no mínimo, para obter a cidadania?

O processo todo pode custar de R$ 13 mil a R$ 30 mil. Mas é importante destacar que o valor não é desembolsado de uma só vez e costuma ser rateado entre vários membros da família, o que reduz o impacto.

 

Como deve proceder uma pessoa que queira contratar seus serviços?

Além de encontrarem informações no site www.galvanicipriani.com.br , os interessados podem entrar em contato pelo Whatsapp nos números + 39 344 075 5020 e + 39 348 057 5718. Nosso perfil no Instagram é @galvani_cipriani .

 

 

Foto: Jacimara Maggioni

Deixe seu Comentário