Você já se sentiu 'condenado' por chorar?

Por que não se pode sentir dor, sofrer, e expressar o sofrimento sem julgamentos ou condenações? O que é que acontece? 


Seria reflexo da sociedade "margarina"? Da felicidade fabricada para alcance público, para redes sociais? 


Para mim não há coisa mais triste do que a falsa felicidade. É muito pior que a infelicidade. Mas é o que as pessoas esperam de nós, sabia?

Estou chegando a essa conclusão. 


Gente se alimentando da 'fantasia da vida perfeita' - da alheia e da própria. A pessoa chega a acreditar na própria mentira de felicidade total, a se enganar ... como se a vida devesse ser euforia constante. 

E depois ninguém entende  como se abrem os buracões do vazio existencial de tantos e tantos irmãos de jornada ...que sofrem calados (ultrapassando o limite do insuportável) para não serem julgados. 


Nada é constante e estável numa existência aqui nessa terrinha. Aliás, é verdadeira montanha russa a nossa vidinha! Não é, não? 


Esses dias eu comecei a chorar para uma colega - assunto sério e muito triste realmente - e ela já desandou a "palestrar",  falando que uma mulher de fé como eu "acredita que Deus faz o melhor e não precisa se desesperar". 

Ah vá! Minha razão sabe de tudo e a sua também. Minha fé é forte ... acredito, entrego, confio realmente que o melhor nos acontece sempre, mesmo que esse "melhor" - de momento - não nos faça sentir bem ... mas é o que tem que ser, e já escrevi sobre isso nesse espaço.


O sentir é espontâneo!

Mesmo com essas convicções, em algum momento o sofrimento vem ... porque AMAMOS, porque somos feitos também de emoções, porque nos importamos, porque erramos. Porque não somos PEDRA. Somos GENTE. 

E eu SOFRO. Posso??? Isso NÃO significa que eu esteja contestando a 'força maior' que nos rege ou que não confie nela, ou blá blá blá.

Uma coisa não anula a outra, meus amores! Uma coisa AMENIZA a outra.


A fé raciocinada me ajuda muito a enfrentar! Mas eu sinto e manifesto o que sinto através do choro ... ele faz parte do meu processo ... ele me ajuda também. Ponto. 


Se não pudéssenos chorar, Deus não teria colocado em nossos corpos os canais lacrimais e a água salgada que sai através deles. 

Se não pudéssemos sofrer, nem nesse planeta estaríamos. O sofrimento faz parte da vida e o choro é absolutamente NATURAL. Manifestação fisiológica, necessária desde o nosso nascimento... e depois muitas e muitas outras vezes ... é uma das formas de sobrevivência ... é o extravasar da alma, expressão das emoções. Assim como o riso!

Ambos absolutamente necessários para nossa saúde mental, segundo especialistas. 


Um episódio de choro não torna ninguém mais infeliz ... mas acredito que ajude a nos manter em equilíbrio, porque é o momento de 'escape',  e se não extravasarmos, essa angústia vai pra onde??  

Depois do choro a gente acalma.

Que desumanização é essa ... querem controlar nosso choro??? Apontar-nos como "problema"? Deter nossa espontaneidade? 


Gente menosprezando sofrimento ... insensível ...chamando de 'fraco(a)' ou 'sem fé' quem expõe melancolia, medos, aflições, raivas e dores. 

São momentos ... e eles passam. Todos eles. 


Ainda que rir seja "um ato de resistência" - e para mim é incontestável a importância do riso! - chorar é agir com SINCERIDADE ao vulnerável e ao sensível em nós. É humilde. É entrega. É muitas vezes pedido de AJUDA. É igualmente lindo e importante.

Característica evolutiva que nos permite comunicar como estamos nos sentindo.  


"Forte eu sou, mas não tem jeito. Hoje eu tenho que chorar”, já cantava Milton Nascimento. 


A reflexão de hoje é para liberar seu choro ... é em prol do choro LIVRE! 

E para quando alguém vier chorar em nosso ombro, a gente consiga LIBERAR, ACOLHER e VALIDAR o que quer que a pessoa esteja sentindo. Do jeito que for!  Sem um pingo de julgamento.

Chore e deixe chorar!!

Consegue? 

COMPAIXÃO só faz BEM.


Colunista: Gabriela Bertoli - Jornalista


Deixe seu Comentário