Por Rafaela Ometto - Assessoria de Imprensa


Piracicaba é uma cidade que guarda muito da cultura popular brasileira em suas expressões, sendo um reduto da cultura popular paulistana e caipira. Ritmos populares importantes possuem raízes e histórias na cidade e seus arredores, como o samba de lenço, batuque de umbigada, cururu, congada, moda de viola, sertanejo, serestas, catira, entre outros.  

Neste contexto, o Fórum das Tradições Populares de Piracicaba é realizado desde 2008 com a reunião de fazedores da cultura piracicabana e representantes de instituições públicas e privadas que se unem para reverenciar as tradições do município, discutir e construir propostas de políticas públicas e ações coletivas para manutenção e fortalecimento da cultura popular.  

O evento chega a sua 12ª edição com a organização da Associação Pró-Cultura (Instituto Curau) e Conselho Municipal de Política Cultural (ComCult), com apoio do Sesc e Mandato Coletivo A Cidade é Sua / Câmara de Vereadores e é realizado através do ProAC LAB (Lei Aldir Blanc). 

A programação contempla rodas de conversa, debates, apresentações culturais com os grupos populares piracicabanos Samba de Lenço Mestre Tonho, Casa de Batuqueiro (Batuque de Umbigada) e um Encontro de Viola de Caipira com Marcela Costa, Toninho da Viola e Nazaré, Gustavo e Gabriel, Pedro e Pedrinho que foram captadas da Casa do Povoador e de espaços na beira do Rio Piracicaba.

Mais informações: Facebook Festival Curau - Culturas Regionais e Artes Urbanas e Instagram @comcult.piracicaba.

 

12º Fórum das Tradições Populares de Piracicaba   

Dias 6, 7 e 8 de agosto 

 

Ao vivo 

Construção e a importância de políticas públicas para as culturas populares e tradicionais   

Com Aurélio Prates, artista popular periférico e independente, articulador de Políticas Públicas Culturais, dentro do Fórum de Cultura de Cidade Ademar e Pedreira na zona sul de SP; Integrante do MCCSP (Movimentos Culturais da Cidade de São Paulo). Apresentação cultural: Samba de Lenço Mestre Tonho. Mediação: Mari Pedrozo (Instituto CURAU) e Fernanda Ferreira (CoMCult).    

Dia 6, sexta, das 19h à 21h.   

Assista em: youtube.com/sescpiracicaba e pela TV Câmara. 

 

Ao vivo 

Roda de conversa - Troca de experiências sobre fazer cultural e suas diversas manifestações, com a participação de representantes dos grupos da cultura popular e tradicional de Piracicaba, como o Samba de Lenço, Batuque de Umbigada, Viola Caipira, Cururu, Artes Plásticas, Centro de Documentação, Cultura e Política Negra e Congada. Apresentação cultural: Batuque de Umbigada - Casa de Batuqueiro. Mediação: Mayra Camargo (Instituto CURAU) e Marcinha Vila África (CoMCult).   

Dia 7, sábado, 15h às 17h. Livre.   

Assista em: youtube.com/sescpiracicaba   

 

Ao vivo 

Encerramento   

Momento para elaboração da Carta de Intenção da Cultura Tradicional e Popular de Piracicaba com o objetivo de valorizar, melhor e ampliar as políticas públicas culturais para este segmento. Intervenção: Encontro de violas e Cururu com participação de Marcela Costa, Toninho da Viola e Nazaré, Gustavo e Gabriel, Pedro e Pedrinho. Mediação: Mari Pedrozo, Mayra Camargo e Leonardo Magnin (Instituto CURAU), Fernanda Ferreira e Marcinha Vila África (ComCult), Pablo Carajol e Silvia Morales (A Cidade e Sua- Mandato Coletivo).   

Dia 8, domingo, 15h às 17h. Livre.   

Assista em: youtube.com/sescpiracicaba   


Deixe seu Comentário