Autor: Texto: Andressa Mota/CCS | Foto: Andressa Mota
A Prefeitura de Piracicaba realiza força-tarefa para atender às solicitações feitas pelos munícipes por meio do SIP (Serviço de Informações à População) – 156. A ação, coordenada pela Secretaria Municipal de Governo, tem por objetivo fortalecer o SIP-156 junto à população e envolve 23 órgãos, entre secretarias, autarquias e empresa municipal.
“Todos os órgãos da Administração estão focados para atender a população e entender as necessidades do município. Sendo assim, essa força-tarefa visa fortalecer esse canal já consolidado, que é o 156, para aprimorar cada vez mais a comunicação entre a Prefeitura e o cidadão”, afirma o secretário de Governo, Carlos Beltrame.
O SIP-156 é um canal contínuo de informação e solicitações entre a Prefeitura e a população. A equipe do serviço recebe as solicitações da população diariamente. Nesse momento, as demandas já são analisadas com objetivo de sanar eventuais dúvidas e atender as solicitações de informações. As demandas que requerem dados mais aprofundados ou serviços a serem executados são enviadas para as respectivas secretarias.
Desde 1º de janeiro deste ano até ontem, 06/07, o SIP-156 atendeu aproximadamente 90 mil contatos, entre ligações, pessoalmente e por meio do site da Prefeitura. Para mais de 60 mil contatos as informações solicitadas já foram oferecidas e houve necessidade de abertura de solicitações para apenas 27.370 contatos. Dessas, 83,7% já foram respondidas e 13,8% faltam ser respondidas e são foco da força-tarefa.
A maioria das solicitações se concentram em secretarias, como Sedema (Secretaria Municipal de Defesa do Meio Ambiente), Secretaria Municipal de Saúde, Semuttran (Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana, Trânsito e Transportes) e Semob (Secretaria Municipal de Obras). Porém, todas as Pastas já estão colocando em prática a força-tarefa.
SEDEMA – A Pasta com maior número de solicitações é a Sedema, que contabiliza 50,7% do total das demandas, sendo as principais o Cata-cacareco, corte de mato em terreno particular e poda de árvore em calçada. Para executar a força-tarefa, segundo o secretário Alex Gama Salvaia, as equipes estão realizando vistoria nos locais solicitados. “Estamos analisando cada caso para averiguar as solicitações da população. As execuções dos serviços daquelas que são de responsabilidade do município estão sendo inseridas em nossa programação”, afirma.
SAÚDE – Com 22,4% do total das solicitações via SIP-156 está a Saúde. A Pasta já direcionou mais dois servidores, totalizando três, para fazer a distribuição e monitoramento das demandas para responder a população. O secretário Filemon Silvano lembra que, devido à pandemia, as solicitações estão acima da média, uma vez que a Pasta é a responsável pela Visa (Vigilância Sanitária), órgão que realiza fiscalização sanitária, que é a atualmente a principal demanda para a secretaria.
SEMOB – Para a Semob, que recebeu 13,4% do total das demandas via SIP-156 neste ano, a principal requisição é do serviço de tapa-buraco. O secretário Paulo Sérgio Ferreira explica que, para executar a força-tarefa, a equipe do setor de conservação de vias públicas vai reprogramar os serviços solicitados “com a finalidade de atender a população o mais breve possível”, afirma. Semanalmente equipes da operação Tapa-buraco atendem, em média, 30 vias, de diversos bairros do município, a partir de solicitações do SIP-156, de vereadores e necessidades averiguadas ao redor das vias pelas quais passam.
SEMUTTRAN – O secretário da Semuttran, José Vicente Caixeta Filho, informa que a Pasta, que recebeu 4,5% do total das demandas via SIP-156, está avaliando as pendências e as equipes do DTP (Departamento de Transportes Públicos) e DET (Departamento de Engenharia de Tráfego) estão se empenhando para manter as respostas dentro do prazo previsto. Cabe ressaltar ainda que muitas demandas, para serem executadas, necessitam de avaliações técnicas, que requerem mais tempo para análise e parecer definitivo.
“Estamos realizando uma série de reuniões de atendimento das solicitações via 156. Entre janeiro e junho, os números de solicitações estiveram elevados, mas atuamos sempre para respondê-las. Especificamente, as demandas que chegam ao Departamento de Engenharia de Tráfego o percentual de pedidos em aberto já variou entre 20% a 3%. Assim fica evidente que existe um trabalho bastante forte no sentido de diminuir esses pedidos em aberto e acreditamos que muito em breve iremos zerá-los”, afirma Caixeta.
SERVIÇO – A população pode contatar a Prefeitura por meio do SIP-156 de segunda a sexta-feira (em dias úteis), das 8h às 17h, pelo telefone 156 ou pelo site da Prefeitura no link “156 – fale conosco”, clicando aqui.