Hoje quero falar da internet e uma de suas principais características: a falta de leis que regulam o seu uso e que a transformam num território de ninguém. 

Todos usamos, de uma forma ou outra, essa indispensável ferramenta que mudou completamente a vida de milhões de pessoas em todo o mundo, umas usando mais as redes sociais e, é esse nesse aspecto que vou concentrar a minha análise. 

Há pessoas que transformam as redes sociais num meio de expor a própria vida e que, não dão um passo sequer, sem antes registrar numa rede social, esquecendo-se talvez, do alcance mundial que esse meio tem. 

As redes sociais criaram a figura do "digital influencer" , pessoas que são capazes de ditar regras  de comportamento em assuntos específicos, como moda, gosto musical, família, religião, educação e relações humanas, entre tantos outros. 

Na política as redes sociais são usadas para difundir ideologias, atacar adversários e instituições através das famosas fake news, com o imenso poder de destruir reputações e de elevar alguns a postos de comando. 

Nesse território de ninguém, vale tudo. Difamar sem provas, copiar comportamentos, ditar regras, forjar situações, ameaçar, insultar, caluniar, elogiar, cumprimentar, criar imagens falsas e uma série infinita de outras possibilidades, até mesmo de mostrar, através das fotos devidamente produzidas, pessoas completamente diferentes da versão presencial. 

Evidentemente que as redes sociais tem o seu lado positivo que serve para orientar, comunicar, esclarecer, informar e destacar pessoas e ações positivas, mas esse uso, infelizmente, é usado muito pouco em comparação ao outro modo.

Quando a maioria souber usar as redes sociais somente com o seu lado positivo, com certeza, teremos um mundo melhor. 

Colunista da Rádio Piracicaba:
Carlos Eduardo Gaiad/Jornalista

Deixe seu Comentário