Reuters

Foi aprovado nesta quinta-feira, 24 de junho, pela UEFA, quem comanda o futebol europeu uma proposta para remover a regra dos gols fora de todas as suas competições de clubes envolvendo times masculinos, femininos e juvenis, começando com a fase de qualificação da campanha de 2021-22.

A regra dos gols fora de casa, introduzida pela Uefa em 1965-66, foi aplicada quando o placar de uma eliminatória está empatado no total após 180 minutos, após os jogos de ida e volta, com a equipe que marcou mais gols fora de sua casa declarada vencedora.

Na última temporada, tendo algumas partidas que foram realizadas em locais neutros e sem espectadores, devido à pandemia de Covid-19, a regra passou por uma investigação.

Explicando a decisão, o Presidente da Uefa, Aleksander Ceferin, disse ser "justo dizer que a vantagem em casa hoje em dia não é mais tão significativa como antes".

A decisão de eliminar a regra dos gols fora de casa foi tomada pelo Comité Executivo da Uefa, após recomendação do Comitê de Competições de Clubes e do Comitê de Futebol Feminino.

A Uefa afirmou que, uma vez que os gols fora de casa não terão mais peso para decidir o empate, também serão eliminados dos critérios utilizados para determinar a classificação quando duas ou mais equipes são iguais em pontos na fase de grupos.