Tocando Agora: ...

CBF tem novo presidente, Samir Xaud

Publicada em: 25/05/2025 15:38 - Esportes

Por Vitor Prates - Rádio Piracicaba

Foto: Rafael Ribeiro/CBF

Neste domingo, 25 de maio foi realizado a eleição para presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF).

Samir Xaud, foi eleito para presidir a CBF até 2029. Xaud não conseguiu unanimidade de votos. Foram 103 pontos de total de 141 possíveis. Ao todo, estiveram presentes 26 federações e 20 clubes. O que daria 108 pontos, pois voto de federação tem peso três, de clube da Série A, dois, e da Série B, um.

Oito vice-presidentes também foram eleitos: Ednailson Leite Rozenha, Fernando José Macieira Sarney, Flávio Diz Zveiter, Gustavo Dias Henrique, José Vanildo da Silva, Michelle Ramalho Cardoso, Ricardo Augusto Lobo Gluck Paul e Rubens Renato Angelotti.

Na sua primeira coletiva, após ser eleito presidente da CBF, Xaud, elencou a reorganização do calendário e a implantação do fair play financeiro são prioridades. Ele anunciou que os Estaduais terão 11 datas a partir de 2026 - foram 16 em 2025.

 

Clubes presentes:

·         Série A (10): Atlético Mineiro, Bahia, Botafogo, Ceará, Cruzeiro, Grêmio, Palmeiras, Santos, Vasco, Vitória

·         Série B (10): Amazonas, Athletic, Avaí, CRB, Criciúma, Operário, Paysandu, Remo, Vila Nova, Volta Redonda

Todos os presidentes da CBF desde 1979*:

·         Giulite Coutinho (1979 a 1980)

·         Octávio Pinto Guimarães (1980 a 1986)

·         Ricardo Teixeira (1989 a 2012)

·         José Maria Marin (2012 a 2015)

·         Marco Polo Del Nero (2015 a 2018)

·         Rogério Caboclo (2019 a 2021)

·         Ednaldo Rodrigues (2021 a 2025)

·         Samir Xaud (a partir de maio de 2025)

*Sem contar presidentes interinos.

 

Quem é Samir Xaud (Informação da Carta Capital)

Até então um desconhecido no futebol brasileiro, Xaud foi alçado ao posto graças ao trabalho realizado pelo pai, José Gama Xaud – o Zeca Xaud -, cartola que comanda a Federação de Futebol de Roraima há 42 anos.  O filho Samir, convém registrar, tem apenas 41 anos de idade.

 

O agora presidente da CBF era vice do pai nos últimos anos e se preparava para assumir o posto mais alto na Federação roraimense em 2027, em uma ensaiada troca de poder dentro da mesma família. O estado, vale lembrar, há décadas não tem times com resultados de destaque no futebol nacional.

 

Na carreira como gestor, dirigiu um hospital público em Roraima e fez cursos de gestão na Federação Paulista de Futebol.

 

Xaud, assim como seus antecessores, chega ao comando da CBF sob a mira da Justiça: ele é alvo, segundo revelou o jornal O Estado de S. Paulo, de um processo por improbidade administrativa. A ação trata da sua passagem como diretor do Hospital Geral de Roraima e tem como base apurações do Tribunal de Contas e acusações feitas pelo Ministério Público.

 

De acordo com a publicação, Xaud teria participado da falsificação de documentos para beneficiar uma empresa local. O esquema teria causado um prejuízo de 1,4 milhão de reais aos cofres públicos. A defesa do novo presidente da CBF negou participação na fraude e disse que a inocência do cartola será comprovada em um momento oportuno.

 

 

Outra suspeita de ilegalidade que aparece na ficha do novo ‘chefão’ do futebol brasileiro é ambiental: Xaud, segundo registros, tenta regularizar uma fazenda com terras que ultrapassam os limites de proteção ambiental em Roraima. Os advogados, em nota distribuída a veículos de imprensa, negaram envolvimento do presidente da CBF na disputa fundiária.

 

Compartilhe:
COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!
Carregando...